Governo do Estado realizou mais uma edição da Jornada Paraíba Produtiva na região de Sousa

publicado: 14/09/2023 13h57, última modificação: 14/09/2023 15h41
Sousa.jpg

Como já aconteceu em outros municípios da região de Sousa, no Sertão paraibano, na quarta-feira (13), foi realizada mais uma etapa do programa Jornada Paraíba Produtiva, desta vez na cidade de Marizópolis, precisamente no Centro de Referência de Assistência Social, das 8h ao meio-dia. Com essa edição, o programa atinge o número de 91 municípios paraibanos contemplados, numa promoção do Governo da Paraíba, por meio da Empresa de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), com a participação da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), e o apoio das Prefeituras Municipais.

Assis.jpegA programação do evento da quarta-feira constou de ciranda de serviços, quando os agricultores tiveram acesso ao crédito rural, receberam Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), conheceram o Projeto Hortas nas Escolas do Campo e da Cidade, e participaram da exposição dos produtos da agricultura familiar comercializados para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Os técnicos da Empaer fizeram explanações sobre o Projeto de Revitalização da Palma Forrageira na Paraíba, executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), que também beneficia criadores do município de Marizópolis. A questão de licenciamento ambiental foi outro tema discutido durante o evento, além de distribuição de mudas de árvores frutíferas e nativas de várias espécies. A população ainda teve acesso às ações do Projeto Social Boa Visão, da Prefeitura de Marizópolis.

Sousa2.jpgA abertura contou com a participação da primeira dama do Município, Leia Braga, representando o prefeito do município, Luís Gonçalves Braga, e de representantes de agentes financeiros, do CMDRS, e instituições de ensino técnico e superior ligados à agropecuária.

O extensionista rural da Empaer Elton Cunha falou sobre licenciamento ambiental, além de palestras sobre o Plano Safra 2023/2024, o programa horta da escola no campo e na cidade. Também teve a distribuição de mudas frutíferas e nativas da região.

Joca Claudino - Na semana passada, no município de Joca Claudino, também na região de Sousa, com apoio da prefeitura municipal, aconteceu mais uma das etapas do programa Jornada Paraíba Produtiva, com o comparecimento de 380 pessoas.

Na ocasião, foram prestados, entre outros, os serviços de emissão e entrega de Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) aos agricultores, financiamentos por meio de crédito rural, além de palestra sobre o Plano Safra 2023/2024, bem como a distribuição de mudas frutíferas para implantação de pomares produtivos e coleta de novas propostas de Crédito Rural.

Sousa1.jpgDurante o evento, os técnicos da Empaer prestaram assistência na emissão e entrega de notas fiscais a agricultores fornecedores de gêneros alimentícios para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), bem como a entrega de raquetes de palma forrageira para multiplicação dessa importante cultura para criadores de animais do semiárido paraibano.
Ao final, os presentes tiveram a oportunidade de assistir a apresentações culturais de grupos locais.

O evento contou com as presenças do prefeito do município de Joca Claudino, Rinaldo Cipriano e do vice-prefeito Otávio Neto, além de vereadores e representantes de agências bancárias. As jornadas são coordenadas pelo gerente regional da Empaer, Francisco de Assis Bernardino, e as equipes locais compostas de extensionistas da empresa.