Governo entrega novo prédio da Empaer em Itaporanga

publicado: 11/07/2023 16h52, última modificação: 11/07/2023 16h52
novo predio2 11-07 - Copia.jpg

O governador João Azevêdo inaugurou no sábado (8), as instalações do novo prédio da gerência regional da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) em Itaporanga, no Vale do Piancó. A solenidade contou com as presenças de lideranças políticas da região, empresários e de produtores rurais que passarão a ser atendidos no local.
As obras de construção receberam investimentos de R$ 612 mil. O moderno prédio conta com recepção, sala de reunião, auditório, banheiros, estacionamento, sala de coordenação e sala de assessores.

novo prédio1 11-07 - Copia.jpgA gerência regional da Empaer em Itaporanga é composta de 19 gerências locais, atendendo aos municípios de Itaporanga, Aguiar, Boa Ventura, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Emas, Ibiara, Igaracy, Nova Olinda, Olho D’água, Pedra Branca, Piancó, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, Caiana, São José de Caiana e Serra Grande.

Também estavam presentes ao ato de inauguração, o presidente da Empaer Aristeu Chaves, o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural Jefferson Morais, o diretor Administrativo/Financeiro Jean Queiroga e Francisco Elias Ramos, diretor de Regularização Fundiária.

novo prédio01 11-07 - Copia.jpegServiços – A força de trabalho da Empaer na região do Vale do Piancó está presente nos 19 municípios, com as mais diferentes ações e atendimentos às famílias agricultoras.
Segundo a gerente regional da Empaer Maria de Lourdes Alves Pereira, entre os meses de janeiro a julho deste ano, por exemplo, foram contratadas propostas de financiamentos no total de R$ 177.076,50, e outros pedidos de estão em tramitação juntos aos agentes financeiros no valor R$ 225.200,70.

Noco prédio 11-07.jpgTambém no primeiro semestre, foram emitidas 360 laudos para o Programa Garantia Safra e a emissão de 285 Cadastros da Agricultura Familiar (CAF) Pronaf em todos os municípios da região, o que contribuiu para os agricultores familiares acessassem as políticas públicas. Neste período consta a elaboração de 63 projetos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para atender as redes municipal e estadual de ensino.

Na região, foi realizado o cadastramento de agricultores familiares como fornecedores de alimentos produzidos em suas comunidades e a emissão de notas fiscais para fornecer alimentos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A empresa também procedeu o registro de produtores rurais no sistema Empaer Online.
Entre outras ações, a gerência regional da Empaer em Itaporanga também faz o acompanhamento 43 beneficiários com crédito fundiário nos municípios de Aguiar, Coremas, Diamante, Santana dos Garotes e São José de Caiana.