Governo inaugura a 87ª feira do agricultor familiar organizada pela Empaer

publicado: 05/06/2019 10h30, última modificação: 05/06/2019 10h30
dia2 05-06 (1).jpg

Agricultores familiares do município de Quixaba, no Sertão, foram contemplados com a  Feira da Agricultura Familiar, a 87ª unidade instalada pelo Governo do Estado, numa ação executada pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), na qual 12 feirantes poderão fazer a comercialização de seus produtos agrícolas e animais.

A Feira do Agricultor tem como objetivo fomentar a economia local, garantido mercado para os produtos de famílias agricultoras assistidas pela Empaer. Essa ação acontece em todo o Estado da Paraíba, onde os consumidores adquirem produtos livres de agrotóxicos, de boa qualidade e com preços menores do que no mercado. Em Quixaba, a feira é realizada aos sábados, com parcerias em ações como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - Campus de Patos, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rádio Gabriela e agricultores familiares do município.

Outros municípios - Na região de Patos, composta de nove municípios da área administrativa da Empaer, nove municípios são contemplados com a Feira do Agricultor, contando com 51 barracas e 62 feirantes. Entre outros produtos estão frutas, hortaliças, galinha, ovos, doces diversos, fava, feijão seco, pimenta, batata doce, milho verde, produtos derivados do leite e do milho, ovos, produtos do leite, mudas de plantas medicinais, frutíferas ornamentais e comidas regionais.

O presidente da Empaer e da Asbraer, Nivaldo Magalhães, destacou o esforço que vem sendo empreendido no sentido de criar oportunidade para que os produtores rurais tenham um espaço onde possam vender seus produtos. Lembrou que a feira se constituiu em mais uma importante alternativa para a agricultura familiar comercializar seus produtos, com isso criando emprego e renda, o que está sendo possível devido ao incentivo da Empaer.