Governo lembra Dia da Extensão Rural com realização de Jornadas Paraíba Produtiva

publicado: 07/12/2023 08h47, última modificação: 07/12/2023 08h47
Dia da Extensionista 06-12.jpg

Na quarta-feira (6) é comemorado em todo o Brasil o Dia da Extensão Rural e do Extensionista. Na Paraíba, esse serviço funciona desde as extintas Ancar, Emater e hoje Empaer, empresa vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), sendo uma das principais responsáveis pela execução da política agropecuária do Governo do Estado.

Dia da Extensionista2 06-12.jpgA Extensão Rural no Brasil foi criada há 75 anos. Um serviço essencial para o desenvolvimento econômico do país, socialmente justo e ambientalmente sustentável. Na Paraíba, as atividades da extensão rural iniciaram em setembro de 1955, com a instalação de cinco escritórios da Ancar. No ano de 1975, a Ancar foi transformada em Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), e, finalmente, em 2019, foi transformada em Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer).

Dia da Extensionista5 06-12.jpgPara lembrar a data, foram realizadas Jornadas Paraíba Produtivas nas cidades de Catolé do Rocha e em Nazarezinho, no Sertão, quando agricultores familiares e extensionistas puderam dialogar sobre as ações e políticas públicas que visam o fortalecimento da agricultura familiar no Estado. Durante a semana, com a mesma finalidade, em outras cidades também aconteceram jornadas.

O presidente da Empaer, Aristeu Chaves, destacou a data, parabenizou estes profissionais que dia a dia estão presentes na vida dos produtores e das produtoras rurais. “De forma muito especial, parabenizo e agradeço aos extensionistas da Empaer pelos relevantes e indispensáveis serviços prestados à população do campo, com grande contribuição para o aumento da produção agropecuária, qualificando-a cada vez mais, sobretudo por meio de alimentos saudáveis, fortalecimento do sistema alimentar e nutricional, melhoria das condições econômicas e sociais, preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da população do campo”.

Dia da Extensionista4 06-12.jpgPor sua vez, o Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Jefferson Ferreira de Morais, também deu parabéns aos extensionistas rurais pelo seu dedicado trabalho em prol do desenvolvimento sustentável e do fortalecimento das comunidades rurais. “Seu comprometimento é fundamental para promover inovação, conhecimento e melhorias na agricultura. Não é apenas uma profissão, mas um verdadeiro sacerdócio. Homens e mulheres que se dedicam para promover o desenvolvimento dos nossos agricultores familiares”.

Força de trabalho - A missão do extensionista é contribuir com o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva rural, por meio da transferência de tecnologia agropecuária, social, organizacional e gerencial, buscando a melhoria da qualidade de vida da sociedade paraibana.

Atualmente, a extensão rural da Paraíba assiste direta e indiretamente mais de 120 mil produtores, a grande maioria agricultores familiares, por intermédio de 15 gerências regionais, 222 gerências operacionais e uma gerência central, abrangendo os 223 municípios paraibanos.

O objetivo é poder, cada vez mais, por meio de um processo educativo, promover mudanças no comportamento das famílias agricultoras paraibanas, fixando-as no campo, mas de forma digna e cidadã.

Dia da Extensionista3 06-12.jpgTambém a extensão rural busca trabalhar cada vez mais para conscientizar o produtor rural de que ele deve produzir de forma organizada e sustentável (sem agressão ao meio-ambiente), além de se profissionalizar para poder competir no mercado.

Os extensionistas rurais desenvolvem importante papel na busca do fortalecimento da família rural por meio dos ensinamentos e orientações técnicas continuadas e o acesso às políticas públicas vigentes.

O apoio e a ajuda financeira do Governo do Estado e das parcerias com as prefeituras municipais, com o governo federal, bancos oficiais e privados e demais órgãos públicos e privados contribuem para fortalecer a extensão rural.

Também integram a Empaer nove Estações Experimentais de Pesquisas Agropecuárias, espalhadas pelos municípios de João Pessoa, Sapé, Alagoinha, Lagoa Seca, Tacima, Umbuzeiro, Soledade, Itaporanga e Sousa, onde são desenvolvidas diversas pesquisas agropecuárias que ajudam a melhorar e fortalecer o setor produtivo paraibano.

A força de trabalho da empresa conta com 1.052 servidores, sendo 795 do quadro efetivo, 189 cedidos e 32 comissionados lotados em diversas áreas (níveis doutores, pesquisadores, superior e médio). A maioria dos extensionistas rurais é composta por Engenheiros Agrônomos, Biólogos, Zootecnistas, Técnicos agrícolas e Assistentes Sociais.
6 de dezembro foi instituído como o Dia Nacional do Extensionista Rural no dia 3 de março de 2011 pela Lei Ordinária 12.386/2011.