Governo prepara instalação de aviários para galinhas caipiras

publicado: 28/05/2020 14h25, última modificação: 28/05/2020 14h25
Galinheiro3 18-05.jpg

O Governo do Estado está construindo dez aviários para dar início ao Projeto de Pesquisa para criação de galinha de linhagem caipira, denominada “Torreão Paraíba”, mais resistente às doenças e destinada à postura. Esse projeto de pesquisa desenvolvida pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), tem como público alvo os agricultores de base familiar. Os recursos são de convênio com o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba (Funcep), de R$ 251 mil.

Trata-se de uma pesquisa destinada que agregará oportunidades de expansão do agronegócio familiar, proporcionando benefícios financeiros, com alimento de boa qualidade, aproveitamento de áreas não produtivas ou ociosas. Como complementos ao projeto serão implantados áreas de frutíferas, raízes e leguminosas que serão aproveitadas na alimentação das aves, com isso, possibilitando gerar renda adicional.

O projeto tem como finalidade principal, fixar as características genotípicas e fenotípicas da linhagem “Torreão Paraíba”, para após comprovação cientifica do índice de postura nas condições de criação semi-intensiva, sem divulgadas e distribuídas para produtores de base familiar. Serão instaladas dez unidades, que serão referências da criação deste tipo de aves.

Depois desta fase, através da qual será possível a comprovação da eficácia das pesquisas, então serão levadas em nível de extensão. “Com isso se busca incentivar a criação de galinha caipira junto aos empreendedores da agricultura familiar em comunidades rurais, gerando renda e inclusão social”, comentou um dos membros da equipe do projeto, o veterinário Aderval Monteiro.

As aves são originadas de uma ave mestiça, que sobreviveu a uma epidemia, segundo o idealizador, o agrônomo Clóvis Torreão, que trabalhou empiricamente e durante duas décadas. Ele encontrou essa linhagem no cruzamento de duas raças com aptidão para postura, bastante resistente a enfermidades e ótimas poedeira, sendo particularmente indicada para ser criada em regime extensivo ou semi-extensivo.

Galinheiro 18-05.jpgApós os primeiros resultados, nesta fase inicial, serão repassadas às primeiras dez pequenas unidades de criações para produtores selecionados pela Empaer. O criador recebe os primeiros exemplares com o compromisso de repassar a mesma quantidade recebida, para outras famílias e, assim, multiplicando o número de avicultores.

O projeto prevê a instalação de seis unidades técnicas, que serão a base da pesquisa, além de pinteiros e laboratório. Também será feita avaliação dos benefícios econômicos e sociais das famílias contempladas nos projetos com unidades técnicas e serão avaliados outros itens indispensáveis ao sucesso do projeto.

Este tipo de aves agora em nova fase das pesquisas tem a marca da Empaer, empresa vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), contando com o acompanhamento do presidente Nivaldo Magalhães e do diretor de Pesquisa, Manuel Antônio de Almeida (Manuel Duré).

A equipe técnica que elaborou o projeto é composta de pelos pesquisadores Clóvis Torreão de Queiroz Filho, Aderval Monteiro Valença Dias, Vicente de Assis Ferreira e Ivonete Berto Menino, tendo o acompanhamento do gerente Wandrick Hauss de Sousa, da Gerência Executiva de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento da Empaer.