Notícias
Governo prepara técnicos da Empaer-PB para atender proposta de crédito fundiário
publicado:
23/07/2021 08h51,
última modificação:
23/07/2021 08h51
O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiário-Empaer, vinculada à Sedap, reuniu na quinta-feira, 22, técnicos das 15 gerências regionais no Estado para uma capacitação sobre propostas de crédito fundiário, com vistas a atender as demandas das famílias agricultoras interessadas em adquirir imóveis rurais.
A ação integra o Terra Brasil – Programa Nacional de Crédito Fundiário, que financia a compra de terras e investimentos em infraestrutura. A intenção é oferecer condições aos agricultores sem acesso a terra ou com pouca terra, de modo que possam adquirir imóvel por meio do crédito rural.
Segundo o gerente executivo de Planejamento e Controle de Terra (Glepa) da Empaer, Francisco das Chagas Pereira, o objetivo é avançar com a contratação de propostas. Serão trinta projetos até o final deste ano, contemplando 150 famílias agricultoras em todo o Estado, com recursos da ordem de R$ 24 milhões, oriundos de convênio com o Mapa/Secretaria de Agricultura Familiar, por meio da Diretoria Nacional de Crédito Fundiário, sob a coordenação do diretor Carlos Everardo.
Ele explicou que no inicio do atual governo, o PNCF passou por alterações normativas, voltando a operar somente em meados de 2021 devido ao afastamento dos extensionistas rurais em virtude da pandemia da Covid-19, daí a necessidade do nivelamento dos técnicos que vão atuar neste programa.
O encontro aconteceu na sede da empresa, localizada na estrada de Cabedelo, aberto pelo Diretor de Regularização Fundiária (Dipar), Francisco Elias Ramos, contando com as presenças do gerente executivo de operações da Empaer Cristiano Campello Cavalcanti e Ana Rosa Falcão Gervásio, gerente operacional de desenvolvimento rural.