Governo promove capacitação sobre atividades agrícolas integradas

publicado: 16/09/2019 20h29, última modificação: 16/09/2019 20h29
DSC_0160.JPG

O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) promoveu, na sexta-feira (13), um Dia de Campo na Estação Experimental de Alagoinha. Com a participação de criadores e estudantes dos cursos de Agronomia, Veterinária e Zootecnia, o objetivo foi a capacitação sobre o Sistema Integrado Lavoura-Pecuária e Floresta (ILPF), cuja finalidade é o desenvolvimento de atividades agrícolas e florestais, de forma integrada, como alternativa para os criadores do Nordeste, oferecendo condições para a convivência com o Semiárido e permitindo alimentar o rebanho em períodos de longas estiagens.

DSC_0155.JPGDurante o encontro, os participantes aprenderam sobre os cuidados na implantação e também no manejo do Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, com benefícios que vão desde ao aumento no ganho de peso do animal, passando pela preservação ambiental e aumento da renda familiar. Para qualquer tipo de produtor rural no Nordeste, são importantes para o ILPF as espécies florestais, culturas alimentares ou forrageiras, gramíneas forrageiras e leguminosas, com potencial forrageiro ou recuperador do solo.

DSC_0167.JPGO presidente da Empaer, Nivaldo Magalhães, destacou a importância do ILPF para atender às necessidades dos criadores em período de longas estiagens. “Gostaria de agradecer as parcerias que contribuíram para consolidar o projeto, a exemplo das universidades, da Embrapa e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o que nos permitiu consolidar avanços na pecuária”, acrescentou.

Já o gerente da Estação Experimental de Alagoinha, Rubens Fernandes da Costa, lembrou que os trabalhos do ILPF começaram há três anos e, neste DSC_0172.JPGperíodo, houve avanços, gerando boa repercussão junto às comunidades acadêmicas. Os experimentos já renderam três trabalhos de mestrado de alunos do curso de Agronomia.

Resultados – Além de ministrar como implantar e manter o ILPF, o Dia de Campo em Alagoinha serviu para os responsáveis pelo projeto apresentarem os resultados das ações que vêm sendo realizadas há três anos na Estação Experimental de Alagoinha, por meio de parcerias com a Embrapa Algodão, Embrapa Solos e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus Areia.

DSC_0183.JPGOs participantes do Dia de Campo em Alagoinha tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a importância das forrageiras e da qualidade das sementes na produção de carne e leite na região do Brejo paraibano; classificação dos solos; recomendação de adubação, correção e a evolução da atividade biológica dos solos com as diversas composições de plantas na Unidade de Referência Tecnológica (URT), além de uso da cerca elétrica; forma de aumentar a área das pastagens da propriedade, fornecendo a melhor parte das forrageiras para os animais.

Para realizar o Dia de Campo, o Governo do Estado contou ainda com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Plano ABC, Rede ILPF, UFPB, Sementes Oeste Paulista (SOESP) e Speedrite (empresa de cercas elétricas), Emparn, Associação Norte Riograndense de Criadores (Anorc), as empresas de sementes Biomatrix, Moeda, Agromatos e Agrosalles