Notícias

Governo realiza Dia de Campo sobre criação de cordeiros terminados em confinamento

publicado: 21/11/2024 15h35, última modificação: 21/11/2024 15h35
Caprinos - Mulungú.jfif

Sempre de olho no mercado consumidor de carne caprina e ovina, que está em expansão no Brasil e outros países, o Governo da Paraíba tem intensificado a política de fazer chegar aos criadores as tecnologias de produção, manejo dos animais e cortes especiais. Com essa finalidade, na próxima quinta-feira (28), acontece na Fazenda Primavera, em Mulungu, o Dia de Campo sobre Sistema de Cordeiros Terminados em Confinamento.

Dia e Campo é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), com o apoio do Governo Federal e do Banco do Nordeste. Também são parceiros no evento, a Fazenda Primavera, a Universidade Estadual da Paraíba e a Cooperativa de Ovinocultores da Paraíba (OvinoCoop).

Composta de quatro estações temáticas, a programação do Dia de Campo consta de “Aspectos gerais sobre cordeiros em confinamento”, “Estratégias alimentares para cordeiros em confinamento”, “Análise de curso de produção de cordeiros em confinamento” e “Estratégias sanitárias para cordeiros em confinamento”.

Segundo o pesquisador Wandrik Hauss de Sousa, da Empaer, a produção de cordeiros em confinamento na Paraíba, agora com o Frigorifico de Monteiro em funcionamento, oferece um cenário promissor. A combinação de demanda de mercado, infraestrutura adequada e o suporte tecnológico originado de instituições como a Empaer e a UEPB criam um quadro favorável para o crescimento dessa atividade, por meio da qualidade da carne ofertada aos consumidores.

“Com o investimento nesse frigorífico e nas tecnologias disponíveis, a Paraíba pode se firmar como um importante polo de produção de carne ovina no Brasil”, observa Wandrik.Potencial. Segundo dados da Sedap (2023), o número de ovinos na Paraíba chega a 1.393.363 cabeças e de caprinos está em 1.110.570 cabeças.

As pesquisas mostram que a produção de reprodutores e matrizes de alta linhagem tem contribuído para aumentar o rebanho de caprinos e ovinos na Paraíba.