Jornada Paraíba Produtiva integra ODE de Catolé do Rocha

publicado: 06/06/2024 14h26, última modificação: 06/06/2024 14h50
Dr. Aristem c CAF.jpg

Mais de 500 pessoas participaram na sexta-feira (31), da Jornada Paraíba Produtiva, realizada pela Gerência Regional da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária  (Empaer) de Catolé do Rocha, no Sertão do Estado.

Assisnaturas.jpgDurante o evento, integrado à programação do Orçamento Democrático Estadual (ODE) naquele município, foram oferecidos às famílias agricultoras presentes ações e serviços como orientações sobre o acesso às políticas públicas, entrega de Cadastros da Agricultura Familiar (CAF´s), assinatura de projetos de crédito do Pronaf e distribuição de mudas frutíferas.

Dr.Aristeu plantas.jpgOtimista, o agricultor Matheus Alves Dantas comemorou, na oportunidade, a entrega de uma proposta de crédito ao Banco do Brasil, agência de Brejo do Cruz, para a aquisição de quatro matrizes bovinas. “ Com a aprovação e contratação do projeto no valor de R$ 28.000,00 irei investir mais e melhor na minha propriedade”, disse

Ainda na ocasião, foram assinadas mais 10 propostas de crédito para investimentos agropecuários, por meio do Agroamigo Mais para igual número de famílias agricultoras. O valor total  de R$ 299.628,00 deverá ser financiado pelo Banco do Nordeste. Também houve a feira da agricultura familiar com demonstração do Banco de sementes crioulas compondo 10 variedades de feijão macassar e exposição de produtos artesanais de cerâmica, madeira, crochê, entre outros, produzidos pelos quilombolas e demais agricultores da região.

5b8d3552-05fd-45d6-9d5b-45540bd41329.jpgO presidente da Empaer, Aristeu Chaves participou do evento e destacou a iniciativa do Governo do Estado com a criação das jornadas, que segundo ele, “tem impulsionado a agricultura familiar e contribuído para a geração de emprego, renda e qualidade de vida no campo”.

Sementes.jpgAlém do Secretário Joaquim Hugo, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da  Agropecuária e  Pesca (Sedap), prestigiaram a jornada centenas de agricultores familiares, gerentes e técnicos dos Bancos do Nordeste e do Brasil das agência de Brejo do Cruz , Catolé do Rocha e São Bento, extensionistas rurais e outras autoridades do setor  agrícola da região

A Jornada Paraíba Produtiva acontece em todo o Estado, coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e executada pela Empaer. Entre os principais benefícios estão a contratação de projetos de financiamentos de atividades produtivas, de aquisição de imóveis rurais, de comercialização, de crédito rural, entre outras ações.