Jornada Paraíba Produtiva movimenta setor agropecuário e beneficia famílias agricultoras

publicado: 24/11/2023 21h47, última modificação: 24/11/2023 21h47
Jornada Santa Luzia 23-11.jpeg

As ações do Governo da Paraíba voltadas para agricultura familiar continuam movimentando o setor agropecuário nos 223 municípios, com a realização das Jornadas Paraíba Produtiva. A iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), em parceria com a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) e outras instituições, já contemplou com os mais variados serviços e políticas públicas, até agora, mais de 13 mil famílias agricultoras em 105 jornadas ocorridas no Estado desde o mês de julho último.

Jornada Santa Luzia 23-11.3.jpegDe acordo com o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Jefferson Morais, as jornadas, além das diversas políticas públicas oferecidas, tem foco em ações e orientações direcionadas para o desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento da economia de todos os municípios paraibanos. O diretor avalia que a intenção do Governo do Estado é ampliar as políticas públicas destinadas às famílias agricultoras e, com isso, dar um maior impulso à agricultura familiar paraibana que, conforme ele, “tem gerado oportunidade de trabalho, de renda e de qualidade de vida no meio rural”.

Jornada Santa Luzia 23-11.1.jpegPatos - A exemplo de outros municípios onde tem ocorrido o evento, a II Jornada Paraíba Produtiva Regional de Patos, que tem à frente o gerente regional Francisco Acácio, aconteceu nessa quinta-feira (23) em Santa Luzia e contou com as presenças do secretário estadual de Agricultura Familiar Frei Anastácio, o secretário executivo Bivar Duda, o prefeito José Alexandre de Araújo (Zeze), o vice-prefeito Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega (Chicão) e o secretário Municipal de Produção Rural, Desenvolvimento e Trabalho, Thiago Araujo, além de outras autoridades e dezenas de agricultores familiares.

Jornada Santa Luzia 23-11.4.jpegA Jornada realizada em Santa Luzia fez parte da festa de 152 anos de emancipação política da cidade, completados nesta sexta-feira (24). Entre as políticas públicas e outros serviços oferecidos destacaram-se emissão de Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF), orientações sobre crédito rural e suas diversas modalidades, assinaturas de propostas dos programas PNFC - Terra Brasil, além dos programas institucionais como Pnae e Pronaf.

Jornada Santa Luzia 23-11.2.jpegAfora outras ações executadas por outros órgãos parceiros presentes no evento, a Seafds promoveu a distribuição de raquetes de palma forrageira, mudas frutíferas de diversas variedades, entrega de mudas de caju pelo Programa Cajucultura, aos agricultores dos municípios de Santa Luzia, São Mamede e Junco do Seridó. Na ocasião, também foram efetivadas as assinaturas dos termos de adesão ao Programa Garantia Safra com os gestores municipais do Território do Médio Sertão.