Jovens agricultores de Queimadas conhecem produção agroecológica em Serraria

publicado: 12/04/2019 11h56, última modificação: 12/04/2019 11h56
serrraria visita2.jpg

Os sítios de agricultores familiares em Serraria que trabalham com a produção agroecológica foram visitados, nessa quinta-feira (11), por um grupo de 25 pessoas, entre jovens estudantes que moram no campo e professores do curso Pró-Jovem Campo do município de Queimadas. Após a atividade, todos retornaram motivados às suas residências e com as experiências conhecidas poderão avançar com novas propostas de geração de renda, a partir da produção agrícola em suas comunidades.

Serraria visita.jpgA troca de experiências foi motivada depois que tomaram conhecimento das atividades que agricultores familiares de Serraria vêm desenvolvendo com sucesso. Os estudantes foram recebidos pelos integrantes da gerência local da Empaer, a Associação da Feira da Agricultura Familiar e pela Secretaria da Agricultura e do Meio Ambiente do Município. Os jovens agricultores e os professores visitaram algumas experiências inovadoras que estão mudando a realidade socioeconômica do município.

Na ocasião, tomaram conhecimento das parcerias que se realizam no município entre a prefeitura municipal, a Empaer, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, associações rurais e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Câmara de Vereadores, e outras entidades. Depois, conheceram a produção de vinho artesanal de jabuticaba “Princesa do Brejo”, que está sendo produzido a partir de tecnologias desenvolvidas em parceria com a Universidade Federal da Paraíba.

serraria visita3.jpgO grupo também visitou a atividade agroecológica do agricultor João Gomes de Oliveira, localizado no sítio Matinhas, onde conheceram uma criação de abelha uruçu, cultivo de café agroecológico, a utilização da curva de nível para o plantio de sua lavoura, o uso de matéria orgânica para adubação da terra que garante a produção sem a presença de produtos químicos, além do cultivo de hortaliças e plantas medicinais.

Outra propriedade visitada foi a de José Gomes (Zé Boi), também em Matinhas, onde o grupo pode conhecer uma grande diversidade de culturas, a começar pelo plantio de araruta, diversas frutíferas, áreas de roçado (inhame, feijão, milho, mandioca, batata-doce, macaxeira, entre outras), canteiro de produção de hortaliças e plantas medicinais. serraria visitas6.jpgO que também chamou a atenção dos visitantes foram as jabuticabeiras, das quais são extraídos a essência para o vinho artesanal.

Em Serraria, a equipe visitante foi recepcionada por Júlio César do Patrocínio (vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Maria José Araujo dos Santos (Secretaria da Associação da Feira da Agricultura Familiar de Serraria), as coordenadoras da Feira da Agricultura Familiar (Juliana Ferreira e Júlia Patrícia Alves de Melo), além do Julita Mendes e Gustavo Barbosa, ambos da gerência regional da Empaer em Serraria, além do vereador Flaviano Carvalho, representando a Câmara de Vereadores, e João Batista foi um dos colaboradores para conhecimento dos saberes.