Notícias
Livro sobre cultura do Abacaxi será lançado neste sábado durante II FENAFS
A Paraíba sempre se destacou no cultivo de abacaxi, ocupando lugar de destaque no ranking nacional tanto quanto a qualidade e de maior produtividade por hectare, gerando oportunidade de trabalho e renda no ambiente rural para pequenos, médios e grandes produtores rurais. Um livro que faz minucioso esboço sobre essa cultura, contendo dados estatísticos e de pesquisas de relevante importância, será lançado durante a II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece no Espaço Cultural José Lins do Rego, no período de 16 a 19 deste mês, em João Pessoa.
O livro “Abacaxi e as Tecnologias de Produção”, elaborado pelos pesquisadores José Teotônio de Lacerda, Eliazar Felipe de Oliveira e Elson Soares dos Santos, da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), tem como base as inúmeras pesquisas desenvolvidas no Estado da Paraíba. Os autores e organizadores são engenheiros agrônomos, pós-graduados e pesquisadores com vasta experiência com essa frutífera desde o ano de 1974. São cinco décadas de trabalhos que permitiram formar um grande volume de resultados de uso direto pelos agricultores e avanços tecnológicos agora reunidos nesta obra de inestimável valor.
Este livro é resultado de inúmeras pesquisas executadas na Estação Experimental do Abacaxi, em Sapé-PB, durante mais de quatro décadas, e consulta a uma vasta literatura especifica como referência. Os autores consultaram trabalhos de 273 outros autores, pesquisadores e professores de diferentes universidades e centros de pesquisas sobre a cultura do abacaxi. Os temas abordados foram constituídos de vários importantes assuntos, como técnicas de cultivo, uso sustentável de fertilizantes, fitossanidade, manejo da água de irrigação e outros conteúdos temáticos.
Na apresentação do livro, o presidente da Empaer, Aristeu Chaves, afirma que por meio desta publicação, a Empresa disponibiliza para a sociedade, principalmente para os empreendedores rurais, “um significativo volume de conhecimento das tecnologias de produção, incluindo práticas de cultivo, fertilização, irrigação, manejo de pragas, doenças e outros conteúdos relevantes”. Aristeu ressalta que a abacaxicultura é uma atividade agrícola de expressão no Região Nordeste, grande produtora dessa fruta no Brasil.
Dedicado ao pesquisador Salim Abreu Choairy, que desenvolveu importantes pesquisas e publicou diversos trabalhos científicos e livros sobre a cultura, o livro “Abacaxi e as Tecnologias de Produção”, tem prefácio do professor e pesquisador Elson Soares dos Santos que ressalta a sua importância para o conhecimento desta cultura e de grande utilidade para os técnicos que prestam assistência à atividade.
A obra tem apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES). O livro foi editado pela Gráfica JB, tem 384 páginas ricamente ilustrados com fotografias e gráficos que ajudam na compreensão do seu conteúdo.