Medeiros deixa legado para a Extensão Rural da Paraíba

publicado: 29/05/2023 11h25, última modificação: 31/05/2023 12h59
Sem título.jpg

Com o falecimento do Agrônomo Francisco Marinho Medeiros, no domingo, dia 28, aos 84 anos, a extensão rural da Paraíba e do País, perde um grande incentivador e dedicado profissional que por mais de cinco décadas, esteve presente dando apoio a projetos indispensáveis para melhorar a qualidade de vida de famílias agricultoras.

Natural da cidade de Santa Luzia, no Vale do Sabugi, Medeiros, como era conhecido, estudou na Escola de Agronomia, em Areia, campus de Areia, sendo graduado no ano de 1964, concluindo com destaque na turma.

Logo ingressou no serviço público para atuar na extensão rural. Entre os anos de 1973 a 1977, foi secretário executivo da Ancar-PB, dando uma nova visão aos programas de apoio às famílias agricultoras e seus filhos, com a instalação de Clubes 4-S, que estimulavam a permanecerem no campo, procurando evitar que migrassem para as grandes cidades.

Enquanto dirigente da Emater-PB, ele se empenhou em levar qualificação e aprimoramento aos técnicos da empresa, visando com isso, a prestação qualificada de assistência técnica aos produtores rurais, dando a estes uma visão do agronegócio, buscando orientar o fortalecimento da cadeia produtiva e se adequando às exigências do mercado.

Depois que este órgão foi transformado em Emater, assumiu a presidência por duas oportunidades. Também foi diretor-administrativo da Emepa e presidente da Asbraer, sendo, portanto, responsável pelas ações em favor da agricultura familiar em todo o País.

Antes de presidir a Asbaer, Medeiros foi Vice-Presidente do Conselho Deliberativo deste órgão e representante regional desta entidade no Nordeste. Como dirigente deste órgão, buscou recursos para o fortalecimento do Sistema Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural – SIBRAETER, atendendo a todos os municípios brasileiros.

Também exerceu os cargos de diretor do Centro de Saúde e Tecnologia Rural em Patos, diretor e vice-diretor do Centro de Ciências Agrárias em Areia, coordenador da Assessoria Especial da Secretaria do Planejamento no Governo de Tarcísio Burity, além de outros como especial da Secretaria da Agricultura, no Governo de Wilson Braga.

Atuando em entidades de classe, Medeiros foi presidente da Associação do Engenheiros Agrônomos da Paraíba e também vice-presidente da Associação Brasileira de Educação Agrícola-ABEAS.

Francisco Medeiros casado com Zélia Torreão Vilarrim Medeiros, deixou quatro filhos, sete netos e um bisneto. Depois de aposentado, passou a exerce suas atividades de pecuarista.

O corpo está sendo velado no Parque das Acácias, em João Pessoa, onde será sepultado às 16:00 desta  segunda-feira.