Missão da Colômbia, Mali e Moçambique conhece Algodão Paraíba e outras ações

publicado: 29/08/2019 20h23, última modificação: 29/08/2019 20h23
DSC_0471.JPG

O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), recebe nesta segunda-feira (2), uma missão técnica dos países da Colômbia, Mali, e Moçambique, que vem conhecer as tecnologias do Projeto Algodão Paraíba e outras ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) .

a29563ab-fb2a-4a96-864d-bd98aee8465e.jpgA missão, que é composta por 30 técnicos desses países, da FAO e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) Ministério das Relações Exteriores, será recepcionada pelo presidente da Empaer e da Associação Brasileira da s Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural ( Asbraer), Nivaldo Magalhães, e pelo secretário da Sedap, Efraim Morais, às 8h30, no auditório da sede administrativa da empresa, localizada na Estrada de Cabedelo.

Nivaldo fará a apresentação institucional da Empaer e, em seguida, o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Jefferson Morais, apresentará o Projeto Algodão Paraíba, destacando a experiência da extensão rural na assistência aos agricultores familiares na produção do algodão orgânico.

cda12995-9034-4b14-bb6b-c9bd80a8b4d8.jpgA visita técnica faz parte do Projeto Cooperação Sul-Sul Trilateral executado pelo governo brasileiro, representado pela ABC/ Ministério das Relações Exteriores, pela FAO e países do Mercosul, associados e Haiti e a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), por meio da Empaer.

Durante sua permanência na Paraíba, até a próxima sexta-feira (6), a missão cumprirá uma vasta programação de visitas técnicas a campos de algodão localizados no Assentamento Margarida Maria Alves, Juarez Távora, em e Alagoa Grande, Salgado de São Felix e Esperança. Também irá conhecer outras ações modelo de ATER como: quintais produtivos e roçados comunitários, trabalhados por grupos de mulheres e jovens do município de Rio Tinto.

A programação também integra visitas à Estação Experimental de Alagoinha, para conhecer os trabalhos de pesquisas com melhoramento genético das raças de animais Gir e Guzerá; à indústria Têxtil Norfil, em João Pessoa; e às instalações da Embrapa Algodão e da Coopnatural, ambas em Campina Grande.