Parceria entre secretarias estaduais vai oferecer cursos de capacitação para o público da Agricultura Familiar na Paraíba

publicado: 14/04/2021 07h12, última modificação: 14/04/2021 07h12
ESTA.jfif

Um levantamento junto aos municípios, sindicatos, associações e conselhos municipais será realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e da Secretaria de Educação para conhecer as demandas de cursos de capacitação para o público da Agricultura Familiar.

Será oferecido cerca de trinta e sete cursos para famílias Agricultoras e o objetivo é diminuir o êxodo rural e gerar emprego e renda com mão de obra qualificada para o meio rural.

Nesta tarde de segunda-feira (05), foi realizada uma live pelo Youtube com a participação dos secretários, Jonildo Cavalcanti da Agricultura Familiar e do Secretário de Educação Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado além do Coordenador, Herbert Vieira, do Programa Paraíbatec e da coordenadora do Paraíbatec- Agricultura Familiar, Conceição Belarminio.

Durante a live, os participantes falaram sobre a modalidade dos cursos, a metodologia e toda a operacionalização logística dos cursos junto aos parceiros.

Segundo Herbert Vieira, as demandas serão levantadas via formulário e todos os municípios poderão participar desde que, atendam o que está descrito no formulário.

Conceição Belarmino destacou a importância da parceria com a Secretaria de Educação, para a qualificação dos agricultores. "Estamos empenhados em levar desenvolvimento por meio dos cursos em cada localidade pois nosso objetivo é fazer os jovens das famílias agricultoras permanecerem no meio rural, para isso, vamos oferecer qualificação profissional", Disse.

O Secretário, Cláudio Furtado, enfatizou a importância de qualificar os agricultores. A Agricultura é fundamental e nós da Secretaria de Educação, estamos felizes com essa parceria. Quando o Estado chega com oportunidades em cada localidade, a gente percebe o desenvolvimento local, por isso, vamos fazer esse levantamento e oferecer as capacitações dentro dos 37 cursos que serão disponibilizados para as famílias Agricultoras do nosso estado", Falou o Secretário, Cláudio Furtado.

Este é um momento importante para manter as parcerias entre os municípios e o estado. Verificamos que a parceria com a Secretaria de Educação vai trazer desenvolvimento para cada município que for beneficiado com esses cursos de qualificação que vai beneficiar o meio rural e os filhos dos agricultores. O Paraíbatec-Agricultura Familiar é um excelente projeto que a Secretaria de Educação dispõe para o Estado. Essa parceria como já falei, vai desenvolver e qualificar o público da Agricultura Familiar e depois de capacitados, principalmente os jovens, não deixarão o meio rural. Nós vamos agregar valor à Agricultura Familiar por isso, agradeço ao Secretário Claudio e a todos que estão empenhados em viabilizar esse belo projeto. Viva a Agricultura Familiar", Fala do Secretário Jonildo Cavalcanti.

Serviço:

O formulário estará disponível de 05 a 23 de abril-2021

Para maiores informações sobre o formulário, acesse o link abaixo: