Pesquisador da Empaer recebe condecoração do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba

publicado: 15/03/2022 10h16, última modificação: 15/03/2022 10h16
b5d9f6ed-dbf9-4fd7-9cbc-e85eec9d5df6.jpeg

O pesquisador da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Wandrick Hauss de Sousa, doutor em Zootecnia, foi condecorado com o Prêmio Profissional do Ano na Categoria Destaque, o primeiro a ser outorgado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba (CRMV-PB). A presidente do CRMV, Valéria Rocha Cavalcanti, informou que a entrega do diploma deveria ter ocorrido desde novembro do ano passado, mas precisou ser adiada por causa da Pandemia.

Segundo ela, a premiação “é o reconhecimento àqueles que disseminam boas práticas organizacionais, profissionais e educacionais voltadas às classes da Medicina Veterinária e Zootecnia no Estado da Paraíba”, explicou.

“Sendo assim, a escolha do nome de Dr. Wandrick Hauss para a condecoração foi justamente por sua contribuição ao longo dos anos. Primeiro à ciência como pesquisador e atuante na área de Melhoramento Animal e, consequentemente, por sua paixão em passar adiante todo conhecimento adquirido, lecionando e contribuindo na formação de novos profissionais zootecnistas”, completou Valéria. Ela também ressaltou os 40 anos de atuação profissional.

faa0a570-d52e-4831-8828-bb3ed7d32dea.jpegO presidente da Empaer, vinculada à Sedap, Nivaldo Magalhães, destacou os avanços das descobertas genéticas de animais caprinos que há décadas são coordenadas por Wandrick e equipe de pesquisadores, o que tem contribuindo para o melhoramento genético da caprinovinocultura do Nordeste, a partir das estações experimentais ada Paraíba.

Com experiência acadêmica de quatro décadas, Wandrick foi co-orientador de 26 teses de doutorado e de 35 dissertações de mestrado, tem mais de 100 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, dezenas de textos em Congresso e Simpósios nacionais, além de inúmeras palestras e livros publicados abordando o melhoramento genético de caprinos e ovinos, sua especialidade.

Entre outras atividades, ele foi o pesquisador da Embrapa Caprinos/Ovinos e, diretor técnico da Emepa entre 2011-2015, e integrante da Câmara Setorial da Caprina-ovinocultura junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – 2004-2014. E também presidiu a Sociedade de Brasileira de Melhoramento Animal, biênio 2010-2012.