Notícias

Pesquisadores da Empaer lançam no Sebrae livro sobre a cultura do abacaxi

publicado: 05/02/2026 15h36, última modificação: 05/02/2026 15h36
Abacaxi_vitoria_ITAPOROROCA_023- 05-02-2026.jpg

O livro Abacaxi e as Tecnologias de Produção, produzido e organizado pelos pesquisadores José Teotônio de Lacerda, Elson Soares dos Santos e Eliazar Felipe de Oliveira, da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), será lançado em segunda edição, na sexta-feira, dia 6, às 9 horas, no auditório do Sebrae, no Bairro dos Estados.

Considerado fundamental para o conhecimento e a produção desta cultura, o livro Abacaxi e as Tecnologias de Produção, é respaldado por inúmeras pesquisas realizadas na Paraíba pelos pesquisadores autores. Os autores são engenheiros agrônomos, são pós-graduados e pesquisadores com experiência com a cultura deste 1974. Os trabalhos são resultados de pesquisas realizadas no decorrer de décadas, permitiu a construção de uma obra completa sobre a cultura do abacaxi.

Os trabalhos de pesquisas foram executados na Estação Experimental do Abacaxi da Empaer, em Sapé-PB, considerada uma referência da cultura.

A obra tem o apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ensino Superior. Contém 384 páginas com ilustrações, fotos e gráficos que auxiliam na compreensão do conteúdo.

547be7aa-bca8-4654-b4c7-26323121301b.jpgCom a publicação deste livro, agora em segunda edição, a Empaer disponibiliza um significativo volume de informações sobre a cultura do abacaxi, em todos os seus aspectos, principalmente como conhecimento para toda população envolvida com a cultura.

Os autores ressaltam que no cenário nacional a Paraíba sempre foi destaque na pesquisa e no cultivo do abacaxi, ocupando lugar de destaque no ranking nacional tanto na qualidade quanto na produtividade, com isso gerando oportunidades de trabalho na zona rural para pequenos, médios e grandes produtores.

O livro relata aspectos fenológicos da cultura, com resultados comprovados pela “estatística experimental, ratificando as hipóteses levantadas na experimentação”.

Na orelha do livro, os autores ressaltam que os temas foram constituídos de vários assuntos importantes, como técnicas de cultivo, uso sustentável de fertilizantes, fitossanidade, manejo da água de irrigação e outros conteúdos temáticos.

O material técnico se constitui em importante contribuição para a cultura do abacaxi, no âmbito da fruticultura brasileira.