Pesquisadores da Empaer mostrarão pesquisa sobre palma durante dia de campo

publicado: 21/11/2019 09h03, última modificação: 21/11/2019 09h03
DSC_0290.JPG

Os resultados de pesquisa que apontam melhores condições para a produção de palma forrageira destinada à alimentação animal, sobretudo em períodos de longas estiagens, serão apresentados durante Dia de Campo que o Governo do Estado realizado, na quinta-feira, dia 7, na Estação Experimental Pendência, em Soledade, quando outros temas sobre esta cultura foram apresentados.

A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer/vinculada à Sedap), têm intensificado os trabalhos de pesquisas visando melhor o cultivo da palma forrageira, como níveis de adubação, genótipos resistentes às pragas e doenças, densidades de plantios, irrigação, mecanização de plantio e colheita, freqüência de colheita e algumas estratégias de uso da palma na alimentação de bovinos, caprinos, ovinos e suínos, o que tem proporcionado maior eficiência na produção animal no semiárido.

DSC_0202 PALMA 21-11.JPG A pesquisa foi realizada, em condições de campo, na Estação Experimental Benjamim Maranhão em Tacima, conduzida pelos pesquisadores João Paulo de Farias Ramos, Edson Mauro Santos e Felipe Cartaxo com foco para as diferentes fases de colheitas: semestral, anual e a cada dois anos. Destacaram que os resultados dessa pesquisa são positivos, pois a palma pode ser considerada uma planta produtora de água e neste sistema pode ser ensilada na forma de silagem, como forma de ração completa.

O gerente da Pesquisa da Empaer Wandrick Hauss de Sousa lembrou que, em situações nas quais o produtor não faz reserva de forragem durante o ano, é possível produzir eficientemente ovinos, bovinos, caprinos em confinamento com dietas à base de palma forrageira. “Mesmo em face da estiagem, mas tendo a palma forrageira como reserva alimentar, o criador continuará com seu plantel de animais sendo alimentados”, comentou.

DSC_0203PALMA21-11.JPGO diretor de Pesquisa da Empaer, Manuel Duré destacou que vem sendo difundidas junto aos criadores novas variedades de palma resistente à Cochonilha do carmim, combater praga que ataca as plantações. Lembrou que a Empaer realizou pesquisas sobre a produção de palma forrageira resistente à Cochonilha do carmim, já disponibilizada para os criadores de todo o estado.

Para o presidente da Empaer, Nivaldo Magalhães, que também preside a Asbraer, destacou o esforço e a dedicação dos pesquisadores que buscam contribuir para a geração de suporte alimentar dos rebanhos, a exemplo desta sobre a produção de palma forrageira.

O evento – O Dia de Campo foi uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), contando com o apoio de vários parceiros. Realizado na quinta-feira, dia 7, na Estação Experimental Pendência, a partir das 8h30, quando reuniu pesquisadores, extensionistas e criadores interessados em conhecer as oportunidades de melhoramento da produção de palma forrageira.

Os temas abordados foram os seguintes: Banco Ativo de Germoplasma de Melhoramento Genético da Palma, Avaliação Agronômica Cultivo de Sequeiro da Palma, Controle de Plantas Daninhas, Estratégias de Uso da Palma na Alimentação Animal e Mecanização da Palma.