Notícias
Pesquisadores do IFPB conhecem atividade de apicultores em Catolé do Rocha
Um grupo formado por professores e uma estudante dos campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), de João Pessoa e de Pedras de Fogo, visitou a Gerência Regional da Empaer em Catolé do Rocha. A visita teve o objetivo de observar os trabalhos desenvolvidos juntos aos apicultores que, na região, vêm obtendo resultados satisfatórios.
A presença do grupo em Catolé do Rocha foi para trocar experiência sobre as atividades da criação de abelha sem ferrão e para conhecer a viabilidade do uso de reaproveitamento de madeiras para a confecção das caixas visando baixar os custos de produção, proporcionando mais benefícios aos agricultores familiares.
Durante a visita, os professores Frederico Campos Pereira, Arilde Franco Alves, Alexandre D’Andrea e a aluna Adriana Rodrigues Silva, que realiza o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Tecnologia em Gestão Ambiental, conheceram uma pequena propriedade rural onde é desenvolvido o Sistema de Agricultura Familiar, onde são criadas abelhas nativas em seu habitat natural e em apiário.
O grupo também foi recepcionado pelo extensionista José Pereira da Silva Filho, que explicou como ocorre todo o trabalho junto aos apicultores do município.
O projeto intitulado “Reaproveitamento de madeira da construção civil para confecção de caixas para abelhas sem ferrão”, o qual é desenvolvido por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI, tem por objetivo incentivar a criação de abelhas sem ferrão na agricultura familiar ou em área semiurbana, através da construção de meliponários com a utilização de madeira reciclada. Inicialmente, o projeto será centralizado, de preferência, para abelhas das espécies: Uruçú, Jandaíra, Mirim e Canudo visto que estas espécies têm uma adaptação e manejo mais fácil.