Notícias

Pesquisadores do IFPB conhecem atividade de apicultores em Catolé do Rocha

publicado: 31/05/2023 12h54, última modificação: 31/05/2023 12h54
CAPA.jpeg

Um grupo formado por professores e uma estudante dos campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), de João Pessoa e de Pedras de Fogo, visitou a Gerência Regional da Empaer em Catolé do Rocha. A visita teve o objetivo de observar os trabalhos desenvolvidos juntos aos apicultores que, na região, vêm obtendo resultados satisfatórios.

C.do Rocha.jpegA presença do grupo em Catolé do Rocha foi para trocar experiência sobre as atividades da criação de abelha sem ferrão e para conhecer a viabilidade do uso de reaproveitamento de madeiras para a confecção das caixas visando baixar os custos de produção, proporcionando mais benefícios aos agricultores familiares.

Durante a visita, os professores Frederico Campos Pereira, Arilde Franco Alves, Alexandre D’Andrea e a aluna Adriana Rodrigues Silva, que realiza o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Tecnologia em Gestão Ambiental, conheceram uma pequena propriedade rural onde é desenvolvido o Sistema de Agricultura Familiar, onde são criadas abelhas nativas em seu habitat natural e em apiário.

C.do Rocha1.jpegO grupo também foi recepcionado pelo extensionista José Pereira da Silva Filho, que explicou como ocorre todo o trabalho junto aos apicultores do município.  

O projeto intitulado “Reaproveitamento de madeira da construção civil para confecção de caixas para abelhas sem ferrão”, o qual é desenvolvido por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI, tem por objetivo incentivar a criação de abelhas sem ferrão na agricultura familiar ou em área semiurbana, através da construção de meliponários com a utilização de madeira reciclada. Inicialmente, o projeto será centralizado, de preferência, para abelhas das espécies: Uruçú, Jandaíra, Mirim e Canudo visto que estas espécies têm uma adaptação e manejo mais fácil.