Pesquisadores e extensionistas da Empaer vão discutir produção de abacaxi durante evento em Pedras de Fogo

publicado: 10/05/2024 12h21, última modificação: 10/05/2024 12h21
7c83019e-f15e-4b94-acad-282ad80909b5.jpg

As pesquisas e o trabalho de extensão rural que o governo do estado realiza visando o fortalecimento da produção de abacaxi serão apresentadas pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), durante o 1ª Encontro do Abacaxi, em Pedras de Fogo, que acontecerá no dia 24 deste mês, a partir das 9 horas. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de Pedras de Fogo, tendo como parceiros o Banco do Nordeste e a Empaer

Para definir a participação da Empaer nesse encontro de produtores rurais, empresários, agentes financeiros, pesquisadores e extensionistas rurais que trabalham diretamente com a cultura do abacaxi, o Diretor de Pesquisa da Empaer Aderval Monteiro e os extensionistas e pesquisadores Eliazar Felipe, Rêmulo Carvalho, Raimundo Sucupira, Francisco Demontier, Paulo Emilio de Sousa e Edvaldo Galdino reuniram-se na Estação de Experimental de Sapé.

Este evento de Pedras de Fogo é mais uma oportunidade para o governo do estado mostrar o conteúdo das pesquisas sobre melhoramento do abacaxi e a extensão rural realizadas pela Empaer, que está sempre presente junto aos produtores rurais, o que coloca a Paraíba em destaque a nível nacional.

Também será apresentado o livro “Abacaxi e as Tecnologias de Produção”, elaborado pelos pesquisadores José Teotônio de Lacerda, Eliazar Felipe de Oliveira e Elson Soares dos Santos, da Empaer. A obra tem como base as inúmeras pesquisas desenvolvidas no Estado da Paraíba.

Segundo levantamento do IBGE (2021), com uma produção média de 2000 frutos de abacaxi por hectare, o município de Pedras de Fogo ocupa o primeiro lugar em produtividade a nível de Paraíba e no Nordeste e em terceiro lugar, em todo o País.

Na Paraíba, 70% dos abacaxicultores paraibanos são agricultores familiares, o que reduz os custos de produção, por disponibilizarem a mão de obra da própria família.