Pesquisadores e extensionistas discutem fortalecimento da cultura do algodão orgânico

publicado: 22/03/2024 13h11, última modificação: 22/03/2024 13h11
Ricardo 20-03.jpg

Encontro de Capacitação em Manejo do Algodão e Certificação Orgânica está sendo realizado desde quinta-feira (21), no auditório do Sebrae, em Campina Grande, reunindo pesquisadores a Embrapa Algodão, extensionistas da Empaer, técnicos do ICC e o Instituto Casaca de Couro, além de assessores de prefeituras municipais interessadas em conhecimento e inovações da cultura, visando a próxima safra.

reuniao 20--03.jpgO evento é uma parceria da Embrapa, do Instituto Casaca de Couro - ICC e da Empaer que compartilham práticas visando gerar melhor capacidade de produção e produtividade da cultura que vai desde o preparo e fertilidade do solo, controle biológico, defensivos naturais, destruição dos restos culturais, diversidade de cultivos até as demandas de mercado.

Reuniao 2103-23.jpgPara o extensionista da Empaer Rodolffo Travasso Barbosa, da gerência operacional da Empaer no município de Queimadas, é de fundamental importância já que a região vive a experiência de produção do algodão em sistemas agroalimentares com resultados que tendem a ampliar o interesse do número de famílias interessadas por uma cultura geradora de complemento de renda. “Nós, da Empaer, já estamos acompanhando projetos exitosos em municípios pelas diversas regionais do Estado da Paraíba, são ações referências capazes de ampliar o interesse das famílias e das empresas compradoras do produto”, explica

Entre os temas abordados estão a atualização do projeto e ajustes metodológico, manejo agroecológico e manejo do solo, plantio e tratos culturais. Para esta sexta-feira (22) os temas confirmados giram em torno da Certificação Orgânica das culturas integradas nas unidades produtivas.