Notícias
Piscicultura aumenta renda familiar e diversifica produção no Sertão paraibano
O agricultor familiar Valdenezio Teixeira, de Santana de Mangueira, no Sertão paraibano, investiu na piscicultura para complementar a renda e ampliar suas atividades rurais. Na sua unidade de produção familiar, localizada na comunidade Carnaúba Seca, ele cultiva peixe da espécie Tilápia em tanque escavado com área de 200 m², mas pretende ampliar a criação, a partir da construção de outro tanque que se encontra em fase final de construção e apto para o peixamento.
De acordo com a gerente regional da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) de Itaporanga, Maria de Lourdes Pereira, o agricultor realizou o peixamento de tanques com mil alevinos de Tilápia no início de março, cuja despesca deverá ocorrer em setembro, quando os peixes atingem o peso ideal para o abate. A produção está estimada em torno de 700 quilos de peixe.
Os extensionistas da Empaer/Gerência Operacional de Santana de Mangueira, Francisco Pinto Ramalho e Vasconcelo Salustiano de Sousa realizaram visita recentemente ao criador de Tilápia para prestar orientações técnicas sobre a importância do acompanhamento e do desenvolvimento dos peixes, bem como os cuidados com o ganho de peso, a chamada biometria, de forma que o piscicultor acompanhe esse crescimento percebendo a eficiência da ração e se oferece uma boa conversão alimentar. Segundo eles, a importância do assessoramento técnico ao piscicultor reside no aumento da qualidade do pescado, da organização da oferta e de geração de renda.
Além da atividade de piscicultura, Valdenezio cultiva banana prata em pequena escala e dispõe de um quintal produtivo com diversas fruteiras, entre elas caju, goiaba e maracujá. Toda a assistência técnica é feita pela Empaer, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura local, por meio do agrônomo Edson Lucena.