Produção agroecológica de banana e de coco aumenta renda da agricultura familiar

publicado: 15/06/2019 21h46, última modificação: 15/06/2019 21h46
BANANA1JPG.JPG

Um projeto modelo de produção de banana e de coco agroecológico está se transformando numa alternativa para aumentar a renda da família do agricultor familiar Francisco Patrício de Lima, do Sítio Riachão do Grilo, no município de Marizópolis, no Sertão. Ele começou o plantio com recursos do Pronaf Agroecologia com projeto de R$ 74 mil, com assessoramento técnico do Governo do Estado por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). Agora vem comercializando sua produção junto a uma indústria de beneficiamento de frutas de Sousa, garantindo sua renda familiar.

Francisco Patrício é um dos muitos agricultores familiares que tinham atividades agrícolas nas Várzeas de Sousa principalmente cultivando coco, mas devido à escassez de chuvas, sofreu com a perda do plantio. Assim, ele decidiu investir em outra atividade, escolhendo o cultivo de banana agroecológica. Orientado pelos extensionistas da Empaer em Marizópolis e da gerência regional em Sousa, iniciou a plantação de dois mil pés de banana nanica em cinco hectares, usando irrigação por microaspersão, o que lhe garante economia de água retirada de um poço artesiano existente na propriedade, de 76 hectares em todo.

Consorciado com a banana, o agricultor plantou cinco mil pés de coco, igualmente ecológico, de forma a ter uma plantação de banana padronizada, com cachos unificados em tamanho com boa acolhida no mercado. “Nós trabalhamos de maneira que existe uma boa convivência com a natureza e, assim, podemos ter um maior ganho em todos os sentidos”, comentou o agricultor.

Ele projeta colher dois mil cachos durante o ano. Além do terreno ser apropriado para este tipo de cultura, o agricultor segue corretamente as orientações, o que lhe garante sucesso no seu empreendimento. Ele explicou que a adubação verde traz resultados satisfatórios. “Vemos esse resultado na colheita da banana, com reflexos financeiros para o produtor”, comentou o gerente regional, Francisco de Assis Bernardino.

Projetos futuros  - Tendo trabalhado no perímetro irrigado de São Gonçalo com o cultivo de coco durante vários anos, passando para outra atividade rural devido a falta de água, o agricultor familiar Francisco Patrício revelou que sua ideia é de que em breve voltará a plantar coco e, também, criar ovinos porque acredita que a região se adapta muito bem e, assim, ter mais uma alternativa de renda.