Notícias

Produção de umbu cresce na Paraíba e cultura será tema de debate

publicado: 17/04/2023 20h20, última modificação: 18/04/2023 08h05
UMBU-1 11-05.jpg

As chuvas regulares neste ano possibilitaram a Paraíba colher uma safra de umbu, estimada em três mil toneladas em 2023 nos 70 municípios produtores, superior à safra do ano passado que foi estimada de 790 toneladas, que são comercializadas para indústrias de vários Estados do Nordeste e no mercado interno.

OFICINA3.jpgCom acompanhamento técnico pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), o Governo do Estado trabalhar na organização da cadeia produtiva e tem como meta introduzir no Semiárido o umbu gigante, cujos frutos chegam a 150 gramas.

180f28f6-bfae-4fa9-ad49-77d018b80d84.jpgNa Paraíba, os municípios de São Vicente do Seridó e Olivedos são os maiores produtores do fruto, mas a cultura se encontra em quase toda a região do Semiárido paraibano. A colheita da safra está sendo concluída, mas deve se estender por mais uns 15 dias em face da regularidade das chuvas, acredita o extensionista rural Ewerton Bronzeado.

Encontro - Em face da expansão da produção e do mercado do umbu no Nordeste, será realizado encontro em Vitória da Conquista, na Bahia, entre os dias 17 e 18 deste mês, com a participação de produtores, empresários e pesquisadores de várias instituições, como a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep). A proposta do evento é discutir o umbuzeiro como alternativa para o Semiárido, comercialização, processamento e a introdução do umbu gigante, cujos frutos chegam a 150 gramas.

Oficina2.jpgO encontro contará as presenças do presidente da Empaer, Aristeu Chaves do coordenador da Rede Umbu Nordeste, o extensionista Ewerton Bronzeado, a pesquisadora Christiane Cassimiro e os extensionistas  Pedro Paulo, Genilson Bezerra, Hermes Gonçalves e Odenilson Aguiar, quando participam das discussões sobre a possibilidade de expansão da cultura do umbu gigante em toda a região semiárida da Paraíba.

No primeiro dia do encontro, das 8h às 18h, acontecem palestras e mesas-redondas sobre o tema. No dia seguinte, terá Dia de Campo na Fazenda Pedra Mole, em Vitória da Conquista, com demonstrações práticas de técnicas e experiências bem-sucedidas de cultivo do umbuzeiro.

O umbu gigante é uma variedade de umbuzeiro com frutos maiores e mais suculentos que o umbu comum, e que tem se mostrado uma excelente opção de cultivo para a região do semiárido, por sua adaptabilidade às condições climáticas e sua importância socioeconômica para a região.

O evento regional é uma oportunidade única para os produtores e pesquisadores se atualizarem sobre as potencialidades do cultivo do umbu gigante, para trocarem experiências e informações sobre o tema.