Produção integrada de lavoura na Paraíba é tema de reportagem na TV colombiana

publicado: 12/05/2019 20h47, última modificação: 12/05/2019 20h47
ILPF Alagoinha 08-05.b.jpg

Uma equipe da Televisão Agro-Colombiana esteve, nesta semana, na Estação Experimental da Empaer, município de Alagoinha, no Brejo paraibano, para gravar programa sobre o projeto Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), executado em parceria com a Embrapa, universidades e a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão e Regularização Fundiária (Empaer), visando desenvolver uma estratégia de diversificação da produção com sustentabilidade em propriedades rurais.

ILPF-PRIMEIRAjpg.jpgA matéria será exibida em programa dedicado às novas experiências no campo da agropecuária que estão dando bons resultados na Colômbia, inclusive em outros países. Os repórteres Santiago Árias e Juan Pablo ficaram impressionados com o desempenho dos experimentos desenvolvidos na fazenda da Estação Experimental de Alagoinha, tendo sido recebidos pelo gerente da estação Rubens Fernandes da Costa e pelo corpo técnico que acompanha a execução do projeto.

O projeto ILPF é uma estratégia de produção agropecuária que se integra em uma mesma área, de forma consorciada ou em sucessão, em atividades agrícolas, pecuárias e florestais. A integração desses componentes pode ocorrer no mesmo ano agrícola ou em anos sucessivos.

ILPF Alagoinha 08-05.a.jpgAs ações em ILPF no Brejo paraibano tiveram início em julho de 2015, com apoio da rede de fomento na parceria público-privada. As ações estão alinhadas e são complementares ao Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono do Estado da Paraíba, lançado naquele ano. Os trabalhos têm acompanhamento do diretor técnico da Pesquisa da Empaer, Manoel Duré.

Para este ano, o projeto prevê o plantio de mais duas variedades de capim de pastejo, para que sejam realizados trabalhos de avaliação entre tipos diferentes quanto a pisoteio, palatabilidade e adaptação, lembrou o presidente da Empaer e da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Nivaldo Magalhães.