Produtor melhorar renda da família criando suínos em Santana dos Garrotes

publicado: 21/01/2021 11h44, última modificação: 21/01/2021 11h44
santana dos garrotes2-Capa.jpg

Quando o investimento na área rural é feito seguindo todas as orientações técnicas, o sucesso acontece. Foi o que ocorreu com o agricultor familiar Severino Valdilenio Virgolino, sitio Pedra Redonda, município de Santana dos Garrotes, que obteve recursos da ordem de R$ 2.400,00 do Programa Dom Helder, para investimento em suinocultura. Fez o investimento corretamente, conforme o planejado pelos extensionistas. Depois do resultado da primeira parição, animado com o sucesso, já pensa em ampliar sua atividade.

Sem nunca ter deixado de trabalhar na agricultura, orientado pelo Empaer local, Valdilenio acessou aos recursos do Projeto de Dom Helder e, meses depois, se declara bastante satisfeito com os resultados obtidos até agora. O extenionista José Andson G. de Souza destacou que a dedicação do produtor em seguir as orientações e confiança de que, mesmo com um projeto que envolve poucos recursos financeiros, é possível se obter uma renda a mais na propriedade, foi fundamental para obter êxito.

santana dos garrtotes.jpgO Projeto Dom Helder Câmara na Paraíba é executado pelo Governo do Estado, por meio da Empaer, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), que assessora as famílias desde o final de 2017. Cada família recebe uma dotação de fomento de R$ 2.400,00 para a implantação de atividades produtivas que possam gerar renda familiar.

Na Paraíba, o programa vem contribuindo para retirar mais de 2.700 famílias da extrema pobreza. A equipe de execução do Projeto Dom Helder na Paraíba é formada pelos extensionistas Eduardo Lucas Farias, Carlos José de Araujo Filho e Francisco de Assis Vilar, com o acompanhamento do presidente da Empaer e da Asbraer, Nivaldo Magalhães, e do diretor Técnico da Empaer, Jefferson Morais.