Produtor rural adota sistema integrado de lavoura, pecuária e floresta

publicado: 18/02/2020 21h43, última modificação: 18/02/2020 21h43
alagoinha2.jpg

Produtores rurais que trabalham com a pecuária bovina e caprina começam a receber em suas propriedades o resultado de pesquisa sobre o sistema integrado de lavoura, pecuária e floresta, desenvolvida pelo Governo do Estado por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) na Estação Experimental de Alagoinha, na ação de parceria com a Embrapa Algodão, Embrapa Solos e UFPB.

O objetivo é implantar nas propriedades o resultado das pesquisas, para a validação do sistema integrado de lavoura, pecuária e floresta pelos produtores, os quais serão os maiores beneficiados desse trabalho. Depois das pesquisas atingirem estágio avançado, chegou a fase de levar ao produtor para que este possa adaptar as tecnologias em suas propriedades.

“O projeto que chega ao produtor é uma nova ação que estamos desenvolvendo a partir de agora, tendo em vista que o projeto está consolidado. A determinação é de que as tecnologias aqui geradas sejam para todos”, comentou Rubens Fernandes da Costa, gerente da Estação Experimental de Alagoinha. Ele reforçou que as pesquisas não se destinam apenas para bovinocultura, mas também para caprinocultura.

alagoinha3.jpgUma equipe de pesquisadores que acompanha o projeto visitou a propriedade Barro de Fátima no município de Alagoinha, do proprietário Antonio Claudino dos Santos, para escolha da área onde o projeto será implantado. A opção recaiu no fato dele trabalhar com pequena criação de bovinos e caprinos de corte e ser beneficiário do Pronaf.

Rubens Fernandes ressaltou que a importância do projeto é mudar a visão do produtor para o sistema de produção sugerida, que entre outros benefícios, conserva o solo e a água na propriedade, criando condições para o aumento da renda do produtor, através da diversificação de culturas e do maior aproveitamento da área trabalhada e da melhoria do solo. Segundo ele, a proposta dos pesquisadores é o aproveitamento da chuva na produtividade da terra a cada ano.

“Nosso objetivo agora é levar o resultado das pesquisas ao produtor, através da validação do sistema em condições reais de uma propriedade, onde as instituições de pesquisa entrarão com toda a tecnologia desenvolvida e o produtor irá validar a mesma em sua condição de cultivo”, comentou.

A equipe de pesquisadores definiu quais são as melhores opções de cultivo de grãos, pastagens e espécies florestais, o que abre caminho para o produtor diversificar o cultivo em sua propriedade de forma sustentável, seguindo as práticas de conservação de solo com o plantio direto. Agindo assim, ele aumenta a capacidade de aproveitamento da água de chuva e tem a melhoria do solo, sempre de forma crescente a cada ano.