Produtores rurais recebem assistência on-line dos técnicos da Empaer

publicado: 14/04/2021 07h47, última modificação: 14/04/2021 07h47
UMA.jpeg

Apesar da pandemia e das exigências sanitárias, e mesmo sem o atendimento presencial com maior frequência, comunidades rurais continuam produzindo e até implantando novas ações da agricultura familiar, sob a orientação e assistência dos técnicos da Empresa Estadual de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap).

Seguindo as determinações do Governo do Estado e dos municípios, a diretoria da Empaer, desde o primeiro momento, reforçou a necessidade de se cumprir rigorosamente os protocolos sanitários e, excepcionalmente, visitar produtores rurais, sem, no entanto, deixar de prestar-lhes assistência.

dd12c815-d3f9-49b0-8d0b-b420ed3e6c1b.jpegUm exemplo de que a agricultura familiar continua produzindo, com orientação on-line, está no município de Aguiar, onde o produtor rural Eliseu Lucena da Silva, do Sítio Serra de São Pedro, acabou de assinar junto ao Banco do Nordeste projeto de financiamento do Programa Mais Alimentos, que garante ampliar e diversificar ainda mais suas atividades.

Eliseu Lucena mantém uma produção diversificada na comunidade. Além da criação de caprinos, ovinos, bovinos, suínos e aves, ele trabalha com hortaliças, tem plantios de milho, feijão, abóbora, fava e gergelim que são comercializados em cidades da região. O produtor também retomou o cultivo de algodão orgânico.

Aproveitando a visita ao produtor Eliseu Lucena, excepcionalmente, e seguindo o distanciamento, fazendo a higienização e usando máscara, a equipe composta pelos técnicos Nilson Brito, Welma Mangueira e Francisca Pereira de Carvalho Viana inspecionou as instalações da propriedade. Os trabalhos ali realizados têm o acompanhamento, à distância, da gerente regional Romaria Pereira, e são executados em parceria com a prefeitura municipal, cujas ações contam com o participação do secretário da Agricultura do município, José Bonifácio Viana Nunes.

PAA.jpeg“Exemplos assim temos verificado em todo o Estado, numa demonstração de interesse dos técnicos em colaborar com os produtores rurais para que tenham acesso ao crédito, evitando o deslocamento destes até a cidade”, comentou o presidente da Empaer, Nivaldo Magalhães.

Já em Pombal, nesta semana, agricultores familiares foram contemplados com a renovação de Declaração de Aptidão do Produtor (DAP), tendo o extensionista se dirigido até as comunidades para coletar assinaturas. O mesmo vem acontecendo em outros municípios. Para ter acesso ao Mais Alimentos, os agricultores familiares necessitam de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que é emitida pela Empaer e outros órgãos, permitindo a implantação, ampliação ou manutenção de empreendimentos rurais.

Em Nazarezinho, um grupo de produtores realizou a entrega de produtos adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) destinados aos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Cras), a partir de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Empaer e prefeitura municipal.

c4506f4a-338b-40f1-b088-fb3b3e3c5234.jpegEm Brejo do Cruz, no Sertão, seguindo os protocolos, foi realizado Dia de Campo sobre Sistema Agroflorestal no Semiárido, no Sítio Flor do Sertão, com a participação de 25 produtores, todos mantendo distanciamento. Também neste município, no Sítio Soé, o produtor Damião Forte, orientado pela Empaer, plantou 0,5 hectare de xique-xique para uso na alimentação animal em período de estiagem.

A distribuição de sementes para o plantio, concluída na semana passada, foi outra atividade que mereceu atenção e cuidados redobrados por parte dos extenionistas. Nas estações experimentais, onde são realizadas pesquisas de melhoramento genético em bovinos, caprinos e ovinos, os trabalhos não puderam parar, mas sendo executados com rigoroso controle no atendimento dos protocolos sanitários de combate à Covid-19. Nestes lugares também foram plantados milho e sorgo para suporte forrageiro e serão utilizados em período de estiagens.