Produtos adquiridos pelo PAA beneficiam 555 pessoas em Areia

publicado: 23/09/2019 13h55, última modificação: 23/09/2019 13h57
PAA areia 23-9.jpg

A produção agrícola de onze famílias de agricultores familiares do município de Areia, adquirida pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), totalizando cinco toneladas de frutas, verduras e legumes estão beneficiando 555 pessoas do Grupo de Escoteiro Professor Fernando Peixe e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAEA de Areia.

As comunidades fornecedoras dos produtos, que atenderam às normas de compras, foram a Comunidade Quilombola Senhor do Bonfim, Comunidade Quilombola Engenho Mundo Novo e Assentamento da Reforma Agrária PA União, PAA 2309.jpgassistidas Governo do Estado por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

Parte dos produtos é comercializada como orgânico, com certificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, através das OCS (Organismo de Controle Social). Com este selo, os produtos possuem um adicional de 30% acima do valor estabelecido pelo programa.

A gerência local da Empaer em Areia vem assessorando as famílias e entidades desde a mobilização, entrega dos produtos e a prestação de contas de todo o processo. Para a equipe local, formada pelos extensionistas Sales Junior e Eduardo Silveira, o programa é um sucesso, tendo em vista que os agricultores possuem produtos de qualidade, tem entidades sociais aptas a receber as remessas da produção adquiridas, e existem os recursos para dinamizar todo o processo.

PAA areia2 23-9.jpgPara o agricultor José Sebastião, da Comunidade Quilombola Senhor do Bonfim, o PAA é bom porque ajuda as famílias a desenvolver suas atividades agrícolas na propriedade, através da renda que melhora com este e o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, em nível de Estado.

Estas atividades que têm o acompanhamento do gerente regional da Empaer em Areia, Marcilio Mauricio dos Santos, que lembrou que o Programa tem como executores pelo Governo do Estado, a Secretaria de Desenvolvimento de Recursos Humanos e o Ministério de Desenvolvimento Social pelo Governo Federal, contando com os parceiros, a prefeitura municipal e as organizações dos agricultores.