Programação especial da Empaer homenageia mulheres rurais

publicado: 07/03/2023 12h58, última modificação: 07/03/2023 12h58
CAPA.jpeg

A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) promove, durante este mês, uma série de eventos em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A programação voltada para mulheres rurais prevê a realização de palestras, debates, reuniões técnicas e outras ações voltadas às mulheres do campo.

Dia da mulher3 07-03.jpgConforme o cronograma, as atividades vão até o dia 30 de março, com informações sobre saúde, políticas públicas, valorização e desafios da mulher, segurança e debate sobre a Lei Maria da Penha. Os eventos ocorrem em todo o estado, por meio das 15 gerências regionais e operacionais da Empaer.

De acordo com o presidente da Empaer, Aristeu Chaves, “é necessário e urgente criar mais políticas públicas destinadas à valorização profissional da mulher a fim de que ela possa garantir seu espaço na sociedade”, afirmou.

Dia da mulher07-03.jpgOs eventos destacam experiências de geração de renda e a importância da mulher para o desenvolvimento rural sustentável. Durante as palestras sobre políticas públicas para as mulheres, são incentivadas reflexões sobre as desigualdades sociais, saúde, educação, moradia e transporte.

dia da mulher2 07-03.jpgAtualmente, a Empaer presta assessoramento continuado às mulheres agricultoras em todo o estado e organiza grupos de mulheres que trabalham em diferentes eixos de atuação, a exemplo de quintais produtivos, beneficiamento e processamento adequado de alimentos, financiamentos de atividades da mulher rural, comercialização da produção familiar, fomento e qualificação para as atividades não agrícolas e ampliação no acesso às políticas públicas.

Segundo o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Jefferson Morais, a empresa atendeu, no ano passado, 12.370 mulheres rurais e tem como meta para 2023 dobrar o atendimento.