Notícias

Projeto Cooperar prorroga prazo de edital das Tecnologias Sociais do PB Rural Sustentável

publicado: 02/05/2022 14h02, última modificação: 02/05/2022 14h02
cooperar.jpeg

O Projeto Cooperar prorrogou até o dia 16 de maio o prazo para as associações comunitárias rurais inscreverem propostas na área de tecnologias sociais, dentro do PB Rural Sustentável. Estão previstos investimentos superiores a R$ 26 milhões que contemplarão projetos de produção de mel com abelha sem ferrão; criação de caprinos e ovinos em sistema agroflorestal; criação de frangos caipira; produção de palma forrageira adensada, resistente à cochonilha do carmim e implantação de sistema de geração de energia solar para pequena irrigação existente.

O objetivo do edital do PB Rural Sustentável na área de tecnologias sociais é reduzir a vulnerabilidade agroclimática, com a introdução e disseminação de tecnologias e práticas agropecuárias melhoradas e adaptadas às condições climáticas da região semiárida, além de atender aos regulamentos socioambientais. Com isso, o programa busca auxiliar os pequenos agricultores familiares para que eles mantenham uma atividade produtiva durante todo o ano, proporcionando uma melhor convivência nas estações de escassez de água.

As Associações Comunitárias interessadas, que atendam aos requisitos estabelecidos, devem preencher o Formulário de Apresentação de Demandas 2b (Anexo A03) por meio eletrônico, do site http://www.cooperar.pb.gov.br/downloads, onde também estão disponíveis todas as instruções. 

Em caso de dúvidas no preenchimento, as organizações contam com orientações da Central de Atendimento – Tira dúvidas e das equipes do Cooperar nas Gerências Regionais e da parceira Empresa de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), através dos escritórios locais nos municípios.

Cooperar - O Projeto Cooperar, ao longo dos anos, vem acumulando uma considerável experiência no âmbito do desenvolvimento rural sustentável no Estado da Paraíba. Neste contexto, elaborou o programa PB Rural Sustentável com apoio do Banco Mundial, que tem entre suas ações um componente (Componente 2) voltado para proporcionar às famílias de pequenos produtores rurais, o acesso à água e redução da vulnerabilidade agroclimática.

O programa PB Rural Sustentável do Governo do Estado é executado pela Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e Projeto Cooperar, em parceria com o Banco Mundial. 

 

TEXTO TRANSCRITO DA SECOM -PROJETO COOPERAR