Notícias
Projeto de algodão orgânico é lançado em Campina Grande

Na semana passada foi lançado no município de Aroeiras, o Plano Safra do Algodão que contempla toda a região de Campina Grande. Para safra 2025 deve ter um aumento de 30 por cento na área de plantio, como também a previsão é de que este número de participantes aumente.
O município de Aroeiras, no Cariri Paraibano, no ano passado teve 41 produtores trabalhando com o cultivo do algodão orgânico. No evento foram entregues às sementes de algodão a todos os agricultores cadastrados no Projeto.
No ano passado, na região de Campina Grande, 127 produtores rurais cultivaram algodão orgânico, em seis municípios. Os extensionistas preveem uma expansão da área de plantio em 2025 em pelo menos 30 por cento em relação à safra anterior.
O evento teve a participação do gerente regional José Wilson e o assessor regional Francisco Vilar e de outros extensionistas da Empaer. Também participaram do evento em Aroeiras, o presidente da Empresa Municipal de Urbanização da Borborema (URBEMA), Renato Gadelha, a presidente do Instituto Casaca de Couro (ICC), Maysa Gadelha, o prefeito Cezar Marques, vereadores, secretários municipais, agricultores e agricultoras familiares do Município.
Na ocasião, Maysa Gadelha falou sobre a importância do Projeto Algodão Orgânico que tem colocado a Paraíba em lugar de destaque na produção. O gerente regional da Empaer José Wilson reforçou a necessidade da Certificação da área e dos produtos agrícolas ali produzidos, como também a agregação de valor nesses produtos. O secretário de Agricultura de Aroeiras Cândido Cavalcante e o prefeito destacaram a importância da Empaer no Município e a parceria firmada entre a Prefeitura/Empaer e o Projeto Algodão Orgânico.
Para a safra de 2025, a perspectiva é de que sejam plantados algodão em 76,2 hectares nos municípios de Aroeiras, Boa Vista, Caturité, Campina Grande e Pocinhos. Outros municípios da região também estão aderindo ao programa de produção de algodão orgânico.