Notícias

Quintais Produtivos geram alimentos saudáveis e renda para agricultores de Vieirópolis

publicado: 07/10/2021 12h13, última modificação: 07/10/2021 12h13
quintais.jpeg

quintais.jpegMais de 60 famílias agricultoras de Vieirópolis, no Sertão do Estado, comemoram a colheita de 19 toneladas de produtos alimentícios vendidos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no valor de R$ 46,6 mil. Elas são assistidas pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), no município de Sousa, e integram 14 quintais produtivos, pertencentes à Associação Comunitária Riacho dos Xavier.

A presidente da Associação Comunitária Riacho dos Xavier, Francisca Marta Pamplona, enalteceu o trabalho da Empaer após os resultados alcançados que culminaram com a venda do excedente da produção ao PAA. “Plantar no quintal da nossa casa é investir na agricultura, é colher com dignidade, sabendo que temos uma renda no final do mês. Isso nos traz estímulo, esperança e visão de novos horizontes. O nosso sentimento é de gratidão à Empaer”, ressaltou.

De acordo com a extensionista social Maria Melo, mais conhecida por Leidinha, responsável pela elaboração do projeto junto ao PAA, há perspectiva de que a próxima colheita seja dobrada tanto em produção quanto em valor, uma vez que o trabalho é feito sob regime de irrigação, o que permite colheitas durante todo o ano. Ela lembra que é possível haver até seis colheitas anualmente de muitos produtos, sem contar com o cultivo das hortaliças, que tem rotatividade mensal.

Entre os produtos comercializados com o PAA, na modalidade compra com doação simultânea, estão abóbora, acerola batata-doce, cebola, feijão verde, goiaba, limão, mamão, maxixe, melancia, milho verde, pimentão e quiabo, além de outras espécies como tubérculos, raízes, fruteiras, plantas medicinais. Todo o cultivo é feito utilizando irrigação por gotejamento, canhão, aspersão e microaspersão.

Leidinha destaca a importância do quintal produtivo por se tratar de espaço onde, além de garantir uma alimentação saudável para as famílias envolvidas, ainda permite a geração de renda, tendo em vista que o excedente da produção pode ser comercializado de porta em porta, em feiras livres, supermercados e em programas institucionais, como o PAA ou PNAE. A extensionista explica que “é um sistema que permite também conciliar a produção agrícola com a criação de pequenos animais (galinha, porco, cabra, pato, guiné), permitindo a melhoria da qualidade de vida e de renda para dezenas de famílias agricultoras trabalhadas pela nossa Empaer”.

Quintal Produtivo – Os quintais produtivos ou caseiros são sistemas que integram vários subsistemas, como jardim, hortas, fruteiras, plantas medicinais e a criação de pequenos animais complementados com a compostagem e adubação orgânica. 

O resultado de um quintal diversificado é o aumento da produção de oxigênio, da absorção de carbono e também a conservação e perpetuação das plantas nativas. No seu conjunto, as plantas filtram a poluição, absorvem os ruídos diminuem a intensidade dos ventos, alimentam e abrigam os animais e regularizam a temperatura e a umidade.