Quintal Produtivo incentiva agricultura familiar em Cajazeirinhas

publicado: 22/04/2022 11h16, última modificação: 22/04/2022 11h16
mesa.jpeg

O cultivo de hortaliças em quintais produtivos tem possibilitado às famílias agricultoras terem alimentos saudáveis, renda extra, além de contribuir para o meio ambiente, com o uso racional da água. Um exemplo vem da comunidade rural de Vinha, em Cajazeirinhas, no Sertão, onde os produtores rurais Francisco Esmael e Margarida Alencar trabalham nesse sistema há mais de uma década. Os dois são acompanhados pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap.

mesa1.jpegOrientados e com acompanhamento dos técnicos da Empaer, os agricultores trabalham na produção em sistema de transição agroecológica, que significa ausência de adubos químicos e sem agrotóxicos.  A atividade do sítio se estende também na produção de fruticultura, como banana, goiaba, caju, pinha, graviola, laranja, mamão, acerola, tangerina, manga, coco, cajarana, tamarindo e siriguela.

mesa2.jpegNa parte de hortaliças, são produzidos tomate, coentro, cebolinha, alface, jerimum, batata doce, pimentão e pimenta. Também trabalham com plantas medicinais, como babosa, malva, hortelã, capim santo e alecrim. No sítio criam um pequeno rebanho de ovelhas, e mantêm um criatório de galinhas de corte e postura. Ismael e Margarida ainda cultivam feijão e milho.

A família está envolvida nas atividades do quintal produtivo. A água utilizada para irrigação vem de uma cisterna “calçadão” e de um açude de pequeno porte existente na propriedade, onde são criados tambaqui e tilápias. Também é contemplada com a tarifa verde e já acessa a linha de crédito Pronaf.

A assessoria técnica é da equipe da Empaer de Cajazeirinhas, composta dos extensionistas rurais Zildo Vicente e Francisco Sarmento, com acompanhamento do gerente regional Leonar Souza, de Pombal.

mesa3.jpegToda a produção se destina ao consumo da família que, orientada, já organiza a comercialização para a merenda escolar através do PNAE Municipal e Alimenta Brasil. “Como é uma família com produção bem organizada, estamos trabalhando para que possa fornecer produtos aos programas de compras governamentais, o que garante uma renda a mais”, afirmou Zildo.

O extensionista destacou que a família é exemplo para outros produtores da região que têm procurado iniciar um quintal produtivo. “Dentro dessa diversidade de atividades, estamos orientando para que iniciem a criação de abelhas”, completou.