Secretaria da Agricultura Familiar e Empaer reestruturam feiras devido a Covid-19

publicado: 30/12/2020 20h55, última modificação: 30/12/2020 20h55
CAPA - Copia.jpg

Numa ação conjunta entre a Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, por meio da Empaer, e a Secretaria da Agricultura Familiar, estão sendo reestruturadas as feiras dos produtores rurais, com a distribuição de kits com equipamentos de proteção, para a melhor convivência durante o período da pandemia.

Os primeiros equipamentos sanitários, como máscaras, viseiras, medida de temperatura, lavatório para as mãos, novas sinalizações vieram completar as ações que já vinham sendo adotadas pela Empaer desde quando foram anunciadas as medidas restritivas pelo Governo do Estado, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde.

FEIRA - Copia.jpegNa manhã da quinta-feira (24), as equipes da Empaer e da Secretaria estavam presentes à Feira do Produtor, orientando e explicando as novas medidas que estão sendo adotadas, seguindo as recomendações do Governo do Estado, sobretudo em face da pandemia que persiste e ainda não existe disponibilizada a vacina contra a Covid-19.

Os trabalhos foram acompanhados pelo secretário Joanildo Cavalcanti, da Agricultura Familiar, e pelo gerente estadual das Feiras dos Produtores Rurais, Severino Henrique de Lima. A proposta é de que, a partir de janeiro de 2021, as 85 feiras localizadas em cidades do interior, começando por Campina Grande, onde existem três unidades de comercialização de produção agrícola, sejam beneficiadas. “Nossa proposta é, gradativamente, melhorar os ambientes para os feirantes e consumidores. O primeiro passo está sendo dado com esta parceria que vem se juntar ao apoio que recebemos das prefeituras”, comentou Severino Henrique.

feira3 24-12 - Copia.jpgAntecipação – A Feira do Produtor da Empaer, que se realiza toda sexta-feira no pátio da empresa, na Estrada de Cabedelo, a partir das 4 horas da manhã, em virtude das celebrações religiosas do Natal, foi antecipada para a quinta-feira. Também para o Ano Novo está decidido que se realizará no dia 31, no expediente costumeiro e seguindo todos os protocolos sanitários.

A feira, que acontece a mais de 15 anos, é conduzida numa parceria entre a Empaer e a Associação do Agronegócio da Região de João Pessoa (Agroa), onde são comercializadas em 90 barracas cerca de 40 toneladas mensais de produtos agrícolas procedentes do campo, a preços menores do que em outros locais, porque não tem a figura