Semana do Meio Ambiente é comemorada com ações da Empaer junto à rede escolar

publicado: 01/06/2022 12h31, última modificação: 01/06/2022 12h31
Capa - Meio Ambiente.jpeg

A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, por meio das 15 gerências regionais e operacionais nos municípios, realiza programação alusiva às comemorações da Semana do Meio Ambiente, que vai desta quarta-feira (1º) até o domingo (5), por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Entre as atividades programadas, seguindo orientação do Governo do Estado, que reconhece e prioriza a importância da questão ambiental, estão palestras nas escolas, gincanas pedagógicas, cursos sobre agroecologia, distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas, caminhadas ecológicas, e várias outras ações.

Meio ambiente-2 01-06.jpegPara o presidente da Empaer, Nivaldo Magalhães, as ações de preservação do meio ambiente, o plantio e uso de produtos orgânicos são de grande importância para a população e serão discutidos durante as palestras. Segundo ele, os gerentes das 15 regiões administrativas da empresa orientam os extensionistas a utilizarem os meios de comunicação para mobilizar as pessoas, fazendo uma abordagem sobre os benefícios do cuidado com o meio ambiente.

A programação da Semana do Meio Ambiente prevê, além da realização de feiras, distribuição de folders explicativos e palestras sobre o assunto.

Alagoa Grande - A gerência operacional da Empaer de Alagoa Grande, que desenvolve o trabalho de preservação ambiental desde 2006, abriu as comemorações às 8h desta quarta-feira (1º), com uma palestra sobre o tema meio ambiente: “A necessidade de uma nova consciência”, proferida pelo extensionista Paulo Luís dos Santos, coordenador de projetos ambientais no município.

Meio ambiente 01-06.jpegO evento, destinado a extensionistas rurais, professores, estudantes e autoridades, agricultores familiares e autoridades locais, aconteceu na comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, zona rural de Alagoa Grande. Na ocasião, houve distribuição e plantio de mudas de árvores florestais e frutíferas.

Segundo Paulo Luís, a programação prossegue durante toda a semana e engloba palestras sobre educação ambiental, distribuição de mudas, visitas às áreas de preservação, caminhadas ecológicas, passeios ciclísticos, distribuição de cartilhas e folders explicativos, feiras agroecológicas, programação nas rádios locais alusiva ao tema, entre outras ações, que se estendem aos municípios vizinhos como Alagoinha, Mulungu, Guarabira, Cuitegi, Caiçara, Ingá, Campina Grande, Itatuba e Santa Cecília.

O extensionista lembrou que o trabalho de preservação do meio ambiente em Alagoa Grande teve início em 2006 e ocorre de forma continuada. “As ações sistemáticas com a participação das crianças no plantio de mudas fazem parte do esforço de mobilização que a Empaer tem feito no município, levando noções de cuidado com o meio ambiente”.

Ele destacou também importância do Projeto Agricultura de Subsistência e Sustentabilidade coordenado pela gerência local da empresa de extensão rural, cuja finalidade é resgatar a importância das famílias agricultoras de trabalhar a inclusão social dos alunos junto com os professores e a comunidade, além de conhecer a realidade do município, estudando suas atividades econômicas e potencialidades.

Meio ambiente-2 01-06.jpegDe acordo com Paulo, desde o início dos projetos de educação ambiental em Alagoa Grande, já foram distribuídas 34 mil mudas nativas e frutíferas para arborização urbana (prédios, praças, ruas, avenidas, creches, colégios, escolas) e rural (nascentes, margens de rios ou afluentes e reservas), valorizando a biodiversidade. Somente neste ano, o município foi contemplado com 3.200 espécies de mudas de ipê, caibreira, aroeira, moringa, leucena, gliricidia, amora, romã, oliveira, caju, goiaba, graviola, acerola e pimenta.

Todo o trabalho conta com parcerias da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Educação e do Meio Ambiente, da UFPB, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável Local, das associações comunitárias, dos produtores rurais e da Associação de Formação e Incentivo para o Nordeste Karente (Afink), localizada em Araruna, principal colaboradora no tocante à doação de mudas.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi determinada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028 de 27 maio de 1981, o Governo Brasileiro decretou no território nacional a Semana do Meio Ambiente.