Notícias

SEMDH profere palestra sobre o Universo LGBT para servidores da Empaer

publicado: 11/04/2024 14h41, última modificação: 11/04/2024 14h41
SITE - CAPA.jpg

A Gerente Operacional de Enfrentamento à LGBTfobia, da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Patrícia S. Oliveira, proferiu palestra na quarta-feira, dia 10, no auditório da Empaer, na sede administrativa, para servidores empresa tendo como tema o “Universo LGBT”.

Durante a manhã, os participantes puderam conhecer ainda mais a política estadual da rede a REALP LGBTQIAP+ PB.
Segundo Patrícia Oliveira, gênero se refere a tudo aquilo que foi definido ao longo tempo e que a nossa sociedade entende “como o papel, função ou comportamento esperado de alguém com base em seu sexo biológico”.

Ela falou sobre toda a caminha de conscientização e das conquistas para os avanços que têm sido obtidos.

Patrícia explicou que na década de 1960 a palavra Gay se popularizou, tornando-se referências às pessoas homossexuais nos Estados Unidos, mais precisamente nas cidades Nova York e São Francisco. Esta popularidade da palavra que foi impulsionada pelo movimento gay na época e abarcava de forma genérica todos os outros grupos.

Comentou que a partir do surgimento do Movimento Homossexual Brasileiro, que os diversos grupos iniciaram uma série de reivindicações, exigindo uma nova categoria identitária. Surge assim a primeira sigla GLBT, como uma forma de incluir diversos grupos na luta.

Site.jpgRecordou que em 2007, na Primeira Conferência Nacional do Movimento, a sigla foi modificada passando a ser LGBT, em resposta à uma reinvindicação das lésbicas, que se sentiam invisibilizadas dentro do movimento. “Assim, a sigla chegou ao formato que conhecemos hoje”, disse.

O movimento ganhou corpo e percebeu-se que a sigla ainda não dava conta de representar os diversos grupos e minorias sexuais.

“Logo, o movimento político e social de inclusão de pessoas de diversas orientações sexuais e identidades de gênero criou uma sigla bem mais abrangente, dando visibilidade aos demais grupos”, explicou.

Depois de contextualizar o movimento, Patrícia passou a explicar o significado de cada letra que compõe o movimento LGBTQIAPNb+.

Explicação de Cada Uma das Letras da Sigla:

L - Lésbica: Mulheres que sentem atração emocional, romântica ou sexual por outras mulheres.
- Gay: Termo geralmente usado para homens atraídos por outros homens, mas também pode ser usado por lésbicas.

B - Bissexual: Indivíduos que se sentem atraídos por mais de um gênero.

T - Transgênero: Pessoas cuja identidade de gênero difere do sexo atribuído no nascimento.

Q - Queer: Um termo guarda-chuva para pessoas que não se enquadram nas normas tradicionais de gênero e/ou sexualidade.

I - Intersexo: Indivíduos nascidos com características sexuais (como cromossomos, genitália e/ou órgãos reprodutivos) que não se encaixam nas definições típicas de masculino ou feminino.

A - Assexual: Pessoas que não sentem atração sexual, ou a sentem em baixos níveis ou sob condições específicas.

P - Pansexual: Pessoas atraídas por indivíduos de todos os gêneros e identidades de gênero.
+: A inclusão do "+" é uma forma de reconhecer todas as outras identidades e orientações que não estão explicitamente representadas nas letras anteriores.