Notícias

Tacima se destaca como maior produtor de algodão orgânico da Paraíba

publicado: 24/08/2025 11h02, última modificação: 24/08/2025 11h02
WhatsApp Image 2025-08-24 at 10.49.16.jpeg

Tacima, no Curimataú paraibano, reafirmou sua posição de destaque na produção de algodão orgânico. Durante a Expoagrotacima 2025, realizada nesta sexta-feira (23), 23 agricultores familiares acompanhados pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) receberam a certificação orgânica, reconhecimento de que a produção é feita sem agrotóxicos e com práticas agroecológicas.

O projeto, desenvolvido em parceria com a Embrapa Algodão e o Instituto Casaca de Couro, tem como objetivo o resgate da cultura algodoeira no Estado, a geração de renda e a promoção de um modelo sustentável de agricultura. Em Tacima, atualmente, são 42 produtores cultivando 97 hectares, com expectativa de colher 50 toneladas em 2025, mesmo diante dos desafios climáticos. Em 2024, o município já havia se consolidado como o maior produtor de algodão orgânico da Paraíba, com 28 toneladas.

De acordo com o técnico da Empaer, Arlino Bonifácio de Araújo, a certificação amplia ainda mais as oportunidades para as famílias rurais, uma vez que todos os produtos cultivados na propriedade passam a ser reconhecidos como orgânicos, agregando valor à produção. Já o diretor técnico do Instituto Casaca de Couro, Vlaminck Saraiva, destacou a importância da parceria tanto na compra do algodão quanto no acompanhamento das famílias em todas as etapas do processo produtivo.

O prefeito de Tacima, Xató, ressaltou o potencial produtivo do município e o impacto direto da crescente produção de algodão orgânico na renda e na qualidade de vida das famílias. Também presente ao evento, o agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, Kennedy Wanderley, falou sobre as linhas de crédito disponíveis para os agricultores da região, incluindo agora os produtores de algodão orgânico.

O técnico da Empaer em Tacima, Jomar Torres, destacou que o município hoje se credencia como a Capital Paraibana do Algodão Orgânico. Ele atribuiu a conquista ao esforço dos agricultores e às parcerias envolvidas no projeto, que garantem assistência técnica e a compra da produção.

Entre os impactos positivos do projeto estão a valorização do agricultor e a geração de renda, já que o algodão orgânico chega a ser comprado por um valor 100% superior ao convencional, a sustentabilidade, com práticas que preservam o solo e eliminam o uso de agrotóxicos, e o resgate de uma cultura histórica para a economia da Paraíba.