Notícias

Técnicos têm orientação online sobre implantação de certificação orgânica do algodão

publicado: 05/05/2020 13h52, última modificação: 05/07/2020 19h00
conferencia1 05-05.jpg

Os técnicos da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, que acompanham o Programa "Ater Algodão Orgânico Paraíba", igualmente seguindo todas as recomendações do Governo do Estado quanto aos cuidados neste tempo da pandemia do coronavírus, começaram nesta semana a participar de treinamentos sobre o processo de certificação orgânica do algodão, com troca de informações e experiências pelo processo online.

A primeira videoconferência aconteceu na segunda-feira, dia 4, com duração de 43min, e terá continuidade nesta terça-feira, seguindo um calendário de que se estenderá por toda a próxima semana, tendo como facilitadora a consultora Eliane Cecilia de Medeiros. A média de participação de cada conversa online é de dez os técnicos das gerências regionais da Empaer.

algodao e milho 05-05.jpg“Através de vídeos aulas e vídeos conferências para trocarmos informações e tirarmos as dúvidas, além de trocarmos experiências, que se constituiu bastante proveitoso para avançar com os processos de certificação orgânicas do algodão”, comentou.

Durante a conferência, os técnicos podem trocar informações, tirar dúvidas sobre o material usado, como cadastros dos agricultores, caderno do produtor, termo de compromisso, declaração de manejo orgânico.

Eliane disse que caso seja logo encaminhada a documentação exigida pela certificadora IBD - Instituto Biodinâmico, os agricultores poderão obter o certificado de orgânico de suas propriedades até o final do ano.

conferencia 05-05.jpgO secretário Efraim Morais, da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), destacou que participando do Programa "Ater Algodão Orgânico Paraíba" os produtores recebem sementes com germinação para seus plantios, recebem assessoramento técnico e têm a compra da produção garantida, com preço fixado.

Outro benefício para os produtores participantes do Programa "Algodão Orgânico Paraíba", que outras culturas de sua propriedade também estão passivas de sair com o selo de orgânico, agregando valor aos produtos, abrindo novos mercados para sua produção agrícola.