Tomaram posse os novos dirigentes da Empaer e do Procase

publicado: 25/01/2023 18h51, última modificação: 26/01/2023 08h44
Posse1 24-01.jpg

O novo presidente da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Aristeu Chaves de Sousa, e o novo coordenador estadual do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), Nivaldo Magalhães, tomaram posse na manhã da última terça-feira (24), no auditório da Empaer, em solenidade que contou com a participação dos secretários Joaquim Hugo, da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido Bivar Duda, da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) Porfirio Catão e do Procurador Geral do Estado, Fábio Andrade.

posse3 24-01-2023.jpgA nova diretoria da Empaer, com exceção do presidente Aristeu Chaves de Sousa e do diretor de Pesquisa Agropecuária, Aderval Monteiro, os demais diretores foram reconduzidos aos cargos. Na diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural, Jefferson Morais, Planejamento Agrícola e Regularização Fundiária Francisco Elias Ramos e, na diretoria de administração e Finanças Jean Queiroga.

posse5 24-01-2023.jpgNa ocasião, o novo gestor da Empaer Aristeu Chaves disse que a empresa tem uma grande significação no processo de desenvolvimento sustentável e econômico da Paraíba. Por isso a pesquisa será prioridade, a extensão rural terá maior papel junto aos agricultores familiares, como também é meta expandir o programa de regularização fundiária. “Haveremos de focar nos programas que ajudem a reduzir as desigualdades sociais com políticas públicas voltadas à geração de oportunidade de trabalho e de renda”, afirmou.

No discurso, ele afirmou que sua trajetória de gestor público, assumir a presidência da Empaer “é uma responsabilidade grandiosa, sem dúvida, a mais desafiadoras de todas as missões recebidas”. E ressaltou que a empresa tem uma indiscutível importância para a população, como responsável pela formulação e condução de políticas públicas que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento sustentável para o Estado da Paraíba e a melhoria da qualidade de vida dos paraibanos”.

posse4 24-01-2023.jpgNa fala de despedida da Empaer, Nivaldo Magalhães ressaltou a dedicação dos servidores da empresa em conduzir as ações de extensão rural, de pesquisa e de regularização fundiária, chamando a todos de “guerreiros”. Servidor de carreira da Empaer, ele continuará no Conselho de Administração.

Representando o governador João Azevêdo, o Procurador Geral do Estado, Fábio Andrade, que presidiu a solenidade, destacou a integração dos órgãos da administração estadual que trabalham com a agricultura e pecuária. Ressaltou a capacidade de trabalho dos dois dirigentes que assumem a Empaer e o Procase, que já exerceram atividades na primeira gestão anterior, daí a razão de continuarem integrando a nova gestão do governador João Azevêdo.

O atual presidente da Empaer, Aristeu Chaves, que estava à frente do Procase, onde passou seis anos, é natural da cidade de Camalaú, no Cariri paraibano, onde foi prefeito por dois mandatos, vereador e presidente da Câmara Municipal local. Formado em Direito pela Universidade Regional do Nordeste, com Pós-graduação em Gestão Pública, Aristeu foi delegado da Polícia Civil no Distrito Federal, em Campina Grande e Monteiro, no Cariri paraibano. Também foi superintendente do Departamento Estadual de Trânsito – Detran-PB.

posse6 2401023.jpgCom formação em Técnico em Agropecuária e Psicologia, Nivaldo Magalhães é extensionista desde 1977, já ocupou vários cargos na gestão pública, presidiu a Emater no período de (2003 a março de 2009), tendo assumido o Instituto de Regularização de Terra e Planejamento Agrícola (Interpa), de 2011 a 2114. Retornando à Emater, quando a empresa passou a ser Gestão Unificada, integrada pela Emepa, Emater e Interpa (2015 a 2019), e após quatro anos (2019 a 2023), foi transformada em nova empresa denominada de Empaer. Agora ele assume a coordenação do Procase.

No ano de 2019, Nivaldo foi eleito pelos dirigentes das Emateres de todo o país para presidir a Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer) para um mandato de dois anos, sendo reconduzido ao cargo para mais dois anos, que encerra em março deste ano.