UFCG e Empaer distribuem mudas florestais e frutíferas com produtores rurais

publicado: 24/02/2023 08h39, última modificação: 24/02/2023 08h39
mudas4 23-02.jpg

Agricultores familiares dos municípios de Cabaceiras e São Domingos do Cariri, no Cariri Paraibano, receberam mudas de espécies forrageiras, florestais e frutíferas que contribuem para a formação de quintais produtivos, recuperação de áreas degradadas e blocos de ração para os animais, a partir de uma parceria entre a Universidade Federal de Campina Grande-Campus de Sumé, e a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap.

mudas1 23-02.jpgEntre as mudas recebidas e distribuídas estão as espécies de leucena, moringa, acerola, tamarindeiro, gravioleira, ipês, acácia, aroeira e craibeira. Estas mudas são de grande importância para os produtores rurais destes municípios, porque servirão para a formação de bancos de proteínas (leucena e a moringa) destinados a alimentação animal. Também serão usadas na implantação de quintais produtivos com as fruteiras, e ajudarão na recuperação de áreas degradas e no embelezamento de ruas e do campo com as plantas florestais ornamentais.

índice.jpgAs mudas foram entregues na semana passada durante visita dos extensionistas Geneilson Evangelista, da gerência da Empaer em Cabaceiras e de José Roberto e Silvana Farias, de São Domingos do Cariri ao Campus da UFCG, em Sumé. Na ocisão, a professora Alexsandra Vieira de Lacerda, coordenadora do Laboratório de Ecologia e Biologia da UFCG e líder do Grupo de Pesquisa e Conservação Ecossistêmica e Recuperação de Áreas Degradadas no Semiárido, ressaltou a importância desta parceria.

mudas4 23-02.jpgNa ocasião, a professora Alexsandra manifestou o desejo de que esta parceria fosse ampliada a outros municípios, “de forma que em contrapartida sejam doadas mais sementes à Universidade para a ampliação da produção”, disse. Ela destacou a parceria com a Empaer, que presta assessoria técnica às famílias agricultoras beneficiadas com as mudas.
“É importante destacar que esta ação teve o apoio da Gerência Regional das Empaer em Campina Grande, na pessoa do gerente José Ailton dos Santos e dos secretários de Agricultura dos municípios de Cabaceiras, Paulo Sergio e de São Domingos do Cariri, Geandre Castro”, comentou Geneilson.